Acadêmica é premiada por pesquisa sobre bactéria marinha


 

​Itajaí/SC – Nasim Farahani, acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu Menção Honrosa na sessão de Genômica/Bioinformática (graduação) pela Sociedade Brasileira de Genética, durante o 60º Congresso Brasileiro de Genética.

 

O trabalho apresentado pela estudante é produto do seu IC (PiBic-CNPq) e TCC, ambos sob orientação do professor André Oliveira de Souza Lima e colaboração de outros pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Genética Molecular Aplicada  do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar/Univali).

 

Ele é uma descrição preliminar do genoma de uma bactéria marinha de profundidade (Marinobacter excellens LAMA 842), a qual havia sido previamente identificada pelo grupo como produtora de lipases (enzima que degrada lipídeos e pode ser aplicada na indústria alimentícia, detergentes, biocombustíveis).

 

Além do tamanho do genoma, número de genes o trabalho descreve a existência de outros genes de relevância biotecnológica. Trata-se do segundo genoma descrito pelo grupo e uma das primeiras bactérias de profundidade do Atlântico Sul estudadas a este nível (genoma) por grupo brasileiro.

 

A pesquisa tem vínculo com as atividades desenvolvidas no âmbito do South Atlantic Mar-Eco, capitaneado pela Univali, e conta, ainda, com o apoio financeiro da Fapesc, CNPq, ICGEB, INCT-Mar (MCTI) e Capes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea