Assembleia cria Frente Parlamentar em Defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Deputado Alexandre Curi (PSB). / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Por proposição do deputado Alexandre Curi (PSB), a Assembleia Legislativa do Paraná está criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. No último dia 9 de agosto a Assembleia já havia formalizado oficialmente a sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU, em ato celebrado no Plenário da Casa que contou com a participação do secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flavio Arns, também secretário do Movimento “Nós Podemos Paraná”.
O Brasil e outros 192 países são signatários da ONU no documento com 17 objetivos, 169 metas e 230 atividades a serem desenvolvidas até o ano de 2030. A mobilização mundial envolve ações para diminuição da pobreza e da desigualdade e os cuidados com as mudanças climáticas. Segundo Curi, a criação da nova Frente Parlamentar no Legislativo paranaense visa justamente contribuir para a consolidação deste protocolo.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram apresentados pela ONU depois de encerrado o ciclo de 15 anos em que o mundo desenvolveu ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na primeira etapa, por exemplo, os países signatários conseguiram reduzir pela metade a pobreza no mundo e em 40% a propagação do vírus HIV. “É fundamental que a classe política esteja envolvida com estes objetivos, garantindo que a Assembleia faça sua parte no desenvolvimento de ações que visem implementar, das mais diversas formas, os ODS, visando não só o momento, mas o futuro de todos os paranaenses”, completou o deputado. Conforme comunicado lido durante a sessão plenária desta terça-feira (18) pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), os deputados interessados na causa já podem aderir ao novo grupo suprapartidário. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEPMulheres apresenta políticas estaduais para o Banco Mundial