Garanhuns : Estado e município se juntam para enfrentar a violência contra as mulheres.


Com este objetivo, a Secretária Cristina Buarque, se reuniu ,  na sede da prefeitura municipal, com o prefeito Izaías Régis,  com a Coordenadora da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar,  e com representantes do Ministério Público, das polícias civil e militar, familiares da jovem, imprensa local, entre outras, visando discutir estratégias de ação referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher. 
 
Cristina Buarque comentou que “este é o momento de somarmos forças para solucionar este caso e evitar que novas ocorrências possam vir a acontecer”. Ela anunciou uma série de atividades que serão desenvolvidas em conjunto entre o Estado e 18 municípios que integram o território metropolitano (na perspectiva da SecMulher), sendo 14 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e mais Goiana, Caruaru, Petrolina e Garanhuns. Uma delas será o fortalecimento das secretarias ou coordenarias da mulher destes municípios, “e Garanhuns está inserido neste contexto”.
 
Outra ação anunciada pela secretária Cristina Buarque será a realização de cursos de capacitação de policiais que atendem diretamente às vítimas de violência. Também haverá uma atividade voltada para os profissionais que atuam nos hospitais. A secMulher –PE também vai apoiar a construção dos Centros de Referência, que dão apoio, através de atendimento jurídico e psicológico, às mulheres vítimas de violência, e que são gerenciados pelos municípios. 
 
Com relação especificamente a Garanhuns, segundo a Secretária, o Poder Judiciário deverá instalar, o mais breve possível, uma vara especializada para atender às mulheres. “Estes são elementos muito importantes na construção das políticas de enfrentamento da violência contra a mulher”.
 
O prefeito Izaías Régis declarou que o assassinato de Joana Beatriz é um fato triste para a região, que estava passando por um momento de tranquilidade, já que o durante o Festival de Inverno não houve quase nenhuma ocorrência policial, “vamos fazer o possível para elucidar o caso”. Com relação às políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres, o prefeito disse que é muito bom contar com a parceria do Governo do Estado para mudar o quadro social “devemos nos unir para atender de forma satisfatória à população, mostrando resultados que ela espera”. 
 
Ele disse ainda que em janeiro de 2014, a atual coordenadoria da mulher será transformada em Secretaria e terá orçamento próprio para desenvolver suas ações. Também já estão sendo realizadas ações educacionais com os jovens, a exemplo da implantação de escolas em tempo integral no município.
 
Já o delegado Regional de Garanhuns, Marcos Omena, declarou que este será um caso que não ficará impune. "Todos os crimes cometidos contra mulheres no ano passado, por exemplo, foram esclarecidos. E, com este, não será diferente", reforçou. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres em Garanhuns, Eliane Simões, destacou que está articulando várias ações, a nível municipal, e que “o caso Joana vai caracterizar a violência que não queremos que aconteça”.
 
CAMPANHAS - A Secretária Cristina Buarque falou, durante a reunião em Garanhuns, sobre uma importante ação que começa a ser desenvolvida pelo Governo do Estado, dentro das atividades comemorativas aos sete anos da Lei Maria da Penha. O lançamento oficial está previsto para o dia 23 de setembro. Serão realizadas ações como Mutirão Arquivo Zero, para encaminhar aos processos de violência contra as mulheres, campanhas como Maria da Penha vai às Escolas, entre outras. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea