Novas sedes do CIAS e do CIEVS são inauguradas em Belo Horizonte



Foi reinaugurada ontem, na Praça Sete, no Centro da capital, a sede administrativa do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), que funcionará na rua Rio de Janeiro, 471, 8º andar. Na ocasião foi lançado o módulo eletivo do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e inaugurada a nova sede do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS), que funcionará no mesmo local da sede do CIAS. O evento contou com as presenças do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do secretário-adjunto de estado da Saúde, Wagner Eduardo Ferreira, e do presidente do CIAS e prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo Dias, além de outras autoridades.

O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos que se associaram para promover ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, especialmente a estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na rede regional de urgência e emergência. O objetivo do grupo é ampliar os serviços e desafogar a rede SUS. Atualmente o CIAS é formado por 81 municípios e atenderá cerca de 6 milhões de pessoas. Na ocasião, foi formalizada a transferência de R$ 199.200 em recursos do Estado para o CIAS com a assinatura do documento pelo secretário-adjunto Wagner Ferreira. “O consórcio vem se consolidando como um mecanismo para solidificar, reestruturar e ser um instrumento de ação para o SUS. O consórcio racionaliza e hierarquiza todo o processo de saúde”, afirmou Wagner Ferreira. O prefeito Marcio Lacerda ressaltou os esforços para melhorar os serviços de saúde. “A união de esforços, a parceria e o compartilhamento de recursos são instrumentos complementares para a melhoria da qualidade dos serviços”, afirmou.

SETS e CIEVS

Criado pelo governo estadual para garantir o deslocamento do paciente, por micro-ônibus, de forma eficiente e humanizada para a realização de exames e consultas fora de domicílio, o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) vai beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas na nova região atendida. O módulo eletivo do SETS lançado na ocasião atenderá 23 municípios por meio de 38 veículos especializados. Já o Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS) é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no estado e é responsável pelo acompanhamento e notificação dos agravos. No evento também foi anunciada a inauguração do futuro centro integrado de atendimento do Samu Central, cujo início da operação está previsto para ocorrer no final de março e no qual foram investidos R$ 19 milhões. A central funcionará na avenida Amazonas, 6.975, no bairro Gameleira e integrará os atendimentos do Samu metropolitano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea