Anunciados os vencedores da primeira edição do Desafio Literário do IEL


Desafio Literário do IEL
Flávia de Oliveira, Renata Wolf e Tiago Pedroso foram os vencedores da primeira edição do Desafio Literário do IEL - Foto: Roberta Amaral/ Ascom Sedac Download HD (285,00 kB)
Flávia de Oliveira, Renata Wolf e Tiago Pedroso foram os vencedores da primeira edição do Desafio Literário do Instituto Estadual do Livro (IEL). O anúncio ocorreu nessa quinta-feira (3), em solenidade no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Os troféus foram entregues pelos escritores Ana Mello, Jacira Fagundes e Waldomiro Manfroi.
A ideia do Desafio surgiu durante encontro do IEL com o Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, para dar oportunidade aos novos escritores gaúchos e fomentar a escrita criativa. "Assim o IEL cumpre a sua missão. Que o Desafio continue a cada folha branca, com o toque particular e especial de cada um. Todos são vencedores", disse a diretora do IEL, Patrícia Langlois.
Já a escritora e patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, Cíntia Moscovich, sugeriu aos participantes que multipliquem o Desafio Literário em casa, com a família e amigos. Por sua vez, o secretário adjunto da Cultura, André Kryszczun, destacou que o sucesso da primeira edição garante um Desafio Literário maior em 2017: "Patricia Langlois é uma diretora comprometida com a Secretaria da Cultura e com a comunidade literária gaúcha. Esta é a certeza que, daqui para frente, o Desafio Literário será ainda maior e um grande sucesso".
Além da honraria entregue a Flávia, Renato e Tiago, os textos vencedores serão publicados nos canais de comunicação da secretaria. Também participou da solenidade o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena.
O Desafio Literário começou no sábado (29). Durante cinco dias, os inscritos tiveram que escrever sobre temas que eles não conheciam, respeitando as regras de cinco gêneros literários diferentes: miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto (um gênero cada dia). Foram avaliados em cinco quesitos: qualidade estética, obediência à forma do gênero exigido, obediência ao tema, criatividade e originalidade e ortografia e correção gramatical.
A Comissão Julgadora foi composta por três membros, todos integrantes da Academia Rio-grandense de Letras, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e da Associação Lígia Averbuck.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEPMulheres apresenta políticas estaduais para o Banco Mundial