Saúde realiza capacitação de servidores em processos de compra

Treinamento teve a participação de 60 servidores; objetivo é promover a melhoria contínua dos processos administrativos

Sessenta servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram, no início de dezembro, do minicurso “Atualização em Compras e Processos Relacionados da Autarquia Municipal de Saúde (AMS)”. O objetivo do treinamento é promover uma melhoria contínua nos processos de compra, e evitar o desabastecimento dos itens e produtos necessários. A capacitação foi realizada no dia 6 de dezembro, na Associação Paranaense de Supermercados (APRAS).

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, realizou a abertura do minicurso. Na ocasião, Martin citou a importância do planejamento na gestão pública e algumas particularidades na fase de orçamentos de materiais hospitalares, medicamentos e outros produtos. “Observamos dentro da estrutura da Secretaria a necessidade de acompanhar os processos de compra do início ao fim, e desde que começamos a fazer isso já tivemos um impacto positivo. Em seguida, notamos a necessidade de realizar orientação técnica de toda a equipe, por isso promovemos esse minicurso, com a finalidade de melhorar e aprimorar os processos administrativos”, afirmou.

O treinamento foi conduzido pela farmacêutica e assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Zampar, responsável pelo acompanhamento de todos os pedidos de compra da SMS e que tramitam na Secretaria Municipal de Gestão Pública, segundo a Lei Federal nº 8.666, de 1993. Durante o minicurso, os servidores de todas as diretorias da SMS fizeram uma revisão sobre o fluxo do pedido de compra, conheceram ferramentas para o acompanhamento e receberam orientações sobre o calendário de compras de 2017.

Segundo Daniele, o treinamento foi realizado com a expectativa de apresentar o processo de compra de maneira global. “Dessa forma, os servidores responsáveis pela elaboração dos pedidos puderam visualizar as atribuições e particularidades do processo, e assim obter melhores resultados”, explicou.

A assessora considerou que os participantes apresentaram muito interesse, o que tornou o treinamento muito produtivo. “O objetivo principal, de capacitar e informar os servidores, foi atingido. Ao final, eles responderam um questionário sobre quais conhecimentos desejam adquirir, e as modalidades de licitação e elaboração do termo de referência estão entre os mais requisitados. Nossa expectativa é poder dar continuidade a esses eventos de capacitação”, frisou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea