Mãe e empreendedora: “A rotina é intensa, mas adorável”, conta empresária que divide seu tempo com a família e seus negócios



Karina Fleury ajuda na empresa da família e administra uma unidade da Loja das Torcidas

Elas estão cada vez mais no poder e tem o dom de se desdobrarem em várias; cuidam da casa, do marido, filhos, e até mesmo mantém uma rotina intensa de trabalho e ingressam a cada vez mais no mundo dos negócios. Um estudo realizado pela Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, representando 8% da população feminina do país.


Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a Mosaic Brasil, 59% das empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de padrão elevado de vida.

Do total de empreendedoras do país, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando são contabilizadas, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI), já que mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI.

Karina Jurado Fleury Abrantes é uma dessas mulheres empreendedoras. Moradora de São José do Rio Preto, ela é advogada, mãe de um casal, esposa e administra junto com a mãe um negócio da família, e desde 2014, é uma franqueada da Loja das Torcidas.

A franquia é especializada em presentes esportivos. De acordo com Karina, o empreendimento surgiu para ela como um novo desafio, entretanto, muito familiar, já que todos de grau parentesco são apaixonados por futebol. “A escolha desse ramo, apesar de desafiador foi muito prazeroso, eu venho de uma família fanática por futebol e estou acostumada com esse universo. Tenho um pai, marido e filho que não perdem um jogo, um comentário e nenhum programa de televisão sobre o assunto”, disse ela.

A Loja das Torcidas atua com dois modelos de negócio, a loja fixa e o quiosque. Karina decidiu pela segunda opção. “Sobre a escolha do tipo de negócio fiz a opção de quiosque porque considero mais visível. Os produtos podem ser visto de qualquer ângulo, deixando o cliente à vontade. De qualquer forma, também adoro o contato com o público, vendas não é fácil, mas quando se faz o que gosta tudo se torna mais tranquilo. Você ver as pessoas saindo realizadas e satisfeitas com o atendimento e o produto, não tem preço”, relatou.

Casada há 19 anos, mãe de um menino de 14 anos e uma menina de 11, ela conta que administrar o dia a dia é complicado, mas que recebe ajuda do marido, da franqueadora e de “anjos da guarda”. “Eu diria que conciliar tudo isso é uma das coisas mais difíceis que enfrento. Quando meus filhos nasceram eu continuei trabalhando e enfrentando novos desafios. Hoje tenho uma vida totalmente focada no trabalho e na família, não seria feliz sem nenhum deles. Então corro para todo lado tentando não deixar escapar nada. Mas conto com algumas ajudas. Em casa, tenho apoio do meu marido, respaldo da minha assistente do lar que cuida das crianças, e de um senhor que contratamos para leva-las e busca-las nos lugares. Na Loja das Torcidas, tenho meus funcionários e a suporte da franqueadora no que for preciso”, conta.

Rotina de uma mãe-empresária

E a rotina dela começa cedo, 5h40 da manhã acorda, leva os filhos para a escola, vai até a empresa da família e retorna para buscá-los para o almoço. Logo após, se dirige até um shopping da cidade, local em que está instalado a unidade da Loja das Torcidas, para comandar os serviços. “A rotina é intensa, mas adorável. Mesmo trabalhando muito, separo o horário de almoço para meus filhos. Eles estão em uma fase em que é imprescindível a minha presença e a do meu marido para a formação da personalidade e educação deles. Minha família é meu porto seguro; a minha maior realização. Mas também é muito gratificante trabalhar no que eu gosto”, relata. 

A franqueada é exemplo de mulher do século XXI.  Ela mostra que tudo é possível àquela que quer, e dá dicas para as mães que pensam em conquistar seu negócio. “O primeiro conselho é nunca se culpe por trabalhar e não estar 24 horas com seus filhos. É muito difícil sim, você acha que sempre está devendo, mas na verdade você está fazendo o seu melhor. Não importa o tempo que passa com seus filhos e sim a qualidade dele. Os filhos são para o mundo, eles pensam e agem por conta própria buscando formar a sua identidade na terra. Cabe à mãe criá-los, por isso, não abrir mão de sonhos e trabalhos é fundamental para a mulher-mãe. Uma mulher realizada educa bem melhor seus filhos do que uma frustrada com medo”, dá o recado.

Sobre a Loja das Torcidas
Sob o comando dos empresários e irmãos Daniel Guimarães e Samadhi Müller, a Loja das Torcidas nasceu no final de 2012, na cidade de São José do Rio Preto/SP. A receptividade do público pelo comércio superou as expectativas em apenas seis meses e fez com que o negócio, então, começasse a atuar no mundo do franchising no primeiro semestre de 2013.

Com dois modelos de negócio – loja fixa e quiosque – a rede oferece um mix com mais de cinco mil itens voltados aos principais clubes de futebol do país, proporcionando um atendimento personalizado ao cliente final a fim de satisfazer os anseios daquele torcedor sempre em busca de novidades do time do coração. A Loja das Torcidas conta atualmente com unidades franqueadas espalhadas por todo o país. O investimento inicial para obter uma franquia da rede é a partir de R$ 109 mil e o retorno pode ser obtido de 18 a 24 meses. 

Respaldo ao franqueado
Com acompanhamento sistêmico, treinamento e gestão de resultados, o franqueado encontra segurança para o desenvolvimento e posicionamento de sua unidade no ponto aprovado. 

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