Educação, a chave para mover-se de um círculo vicioso para um círculo virtuoso
Qual é a relação entre educação e trabalho infantil? Muitas crianças não vão à escola, e outras combinam os estudos com o trabalho, o que exige grande esforço físico e mental, e muitas vezes resulta no médio prazo, o abandono. Adultos que não tiveram acesso à educação adequada, são mais propensos a realizar trabalhos mal pagos e em situação de insegurança no emprego ou desemprego. No caso de realizar as suas próprias iniciativas, essas pessoas provavelmente encontrar mais ligado para realizar negócios produtiva e sustentável ao longo do tempo. Além disso, seus filhos têm maior chance de cair em situação de trabalho infantil por causa de seu trabalho pode ser necessário para tentar completar a renda familiar. Portanto, educação de qualidade, entendida como uma educação adequada e inclusiva para todas as crianças ou adolescente, desempenha um papel fundamental para quebrar o círculo vicioso de trabalho infantil.
América Latina e no Caribe foi reduzido em 7,5 milhões o número de crianças e adolescentes que trabalham; no entanto, após a redução progressiva, tem mostrado um freio: entre 2008 e 2012, a redução do trabalho infantil diminuiu, e houve um ligeiro aumento nas piores formas de trabalho infantil, especialmente em trabalhos perigosos [1]. A persistência desta situação numa região que apresentou um longo ciclo de crescimento econômico, é um sinal de alarme que chama para colocar uma ênfase especial na busca de soluções renovadas e com qualidade comprovada, e uma parte importante dessas soluções reside no educação universal e de qualidade.
Por estas razões, este 2015 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil promove a reflexão sobre o papel da educação de qualidade como um fator chave para acabar com o trabalho infantil, retirando as crianças do mercado de trabalho e preparando o terreno para a aquisição de qualificações profissionais para permitir salarial futuro.
Sob o lema "Não ao trabalho infantil, sim à educação de qualidade", campanha promove: 1) educação de qualidade, gratuita e aberta a todos e todas as crianças até, pelo menos, a idade mínima de admissão ao emprego, 2 ) prosseguir os esforços para assegurar que as políticas nacionais sobre o trabalho infantil ea educação são coerente e eficaz, e 3) políticas para garantir o acesso à educação e investimento em pessoal de qualidade.
As Nações Unidas, em suas Metas de Desenvolvimento do Milênio, definir uma meta para garantir que todas as crianças possam completar um curso de educação primária até 2015. Sabemos agora que não será alcançado esse objetivo. Ao examinar as razões por não ser capaz de alcançá-lo, ficou claro que o trabalho infantil continua a ser uma barreira: Se essa realidade ainda é ignorado, e as crianças que deveriam estar na escola, continuar a trabalhar[2].
La realidad de la educación en la región
Os países da região estão encontrando soluções de sucesso no desenvolvimento das crianças. Argentina Os países da região estão encontrando soluções de sucesso no desenvolvimento das crianças. o Brasil o Brasil tem organizado sistemas de avaliação educacional e sistemas de compensação para as escolas e municípios vulneráveis, e Costa Ricaavançou inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Há muitos outros países que alcançaram um melhor desenvolvimento de seus filhos; no entanto, ainda existem muitos aspectos para fortalecer.
Segun do aUNICEF, na América Latina e no Caribe ainda existem cerca de 4,2 milhões de crianças em idade escolar não frequentam a escola, e esta exclusão está entrelaçada com outras exclusões. Por exemplo, a cobertura da educação primária bilíngüe é limitado mesmo em países com uma grande percentagem de população indígena monolingues -que importante notar que indígenas e afro-descendentes representam mais de 30% da população da região. Além disso, há também as disparidades de género: evidenciado um atraso de meninas em muitas áreas rurais da região. Por outro lado, apenas entre 20 e 30% das crianças com deficiência frequentam a escola nos nossos países.
Por outro lado, apenas entre 20 e 30% das crianças com deficiência frequentam a escola nos nossos países. Medidas para promoção
Medidas para promoção Investir em influências educação para o desenvolvimento humano e tem um grande retorno para o indivíduo e para a sociedade. Para acelerar o progresso nos resultados, precisamos:
- Certifique-se de que todas as crianças e as crianças têm acesso a seguro, educação de qualidade.
- Oferecer oportunidades para meninas e crianças mais velhas que não tenham beneficiado de escolaridade formal, incluindo programas de formação específicos também prestar apoio na educação básica.
- Assegurar a coerência ea aplicação das leis sobre o trabalho infantil e freqüência escolar.
- Assegurar a coerência ea aplicação das leis sobre o trabalho infantil e freqüência escolar.
- Tendo treinado e motivado a beneficiar de condições dignas de trabalho, o diálogo social com base na equipe profissional.
- Proteger e jovens trabalhadores quando eles deixam a escola para entrar no mercado de trabalho e, assim, impedi-los de cair em formas inaceitáveis de trabalho.
Proteger e jovens trabalhadores quando eles deixam a escola para entrar no mercado de trabalho e, assim, impedi-los de cair em formas inaceitáveis de trabalho. Você pode estar interessado:
Você pode estar interessado: Boas experiências em educação e trabalho infantil
- Clube da boa vida (Colômbia): O objetivo geral do projeto é eliminar ou prevenir várias formas de trabalho infantil como um espaço alternativo no caminho oposto ao menino e uma menina, eo frequentam a escola jovem. Para que se baseia em três estratégias: a escola de arte, nutrição e desenvolvimento e librotk.
- Projeto Aprender (Guatemala): Capacitação para crianças de 6-14 anos para despertar o pensamento crítico, raciocínio lógico e fortes habilidades de leitura e escrita. Pretende-se que a criança tem outras referências de vida e minimizar a migração para as fazendas, onde são forçados a trabalhar em uma idade precoce, interrompendo a sua educação.
- Espaços para crescer nas escolas Jinotega e San Rafael del Norte (Nicarágua): S Você tem crianças e adolescentes espaços para crescer reduzido em 80% o tempo anteriormente dedicado ao trabalho e que tem causado comunidades impacto positivo sobre a permanência das crianças na escola.
- Educação para o Sucesso (Peru): promover a retenção no sistema de ensino e à retirada gradual do trabalho perigoso de 150 crianças e adolescentes em três instituições de ensino no distrito de Santa Anita, em Lima.
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