Ministro Dias Toffoli participa de série de eventos em Harvard
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou de uma série de eventos sobre mediação e solução de conflitos promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (EUA). A convite da instituição, o ministro esteve nesta segunda e terça-feira (10 e 11) em debates com alguns dos maiores especialistas da área naquele país, acompanhou apresentações e proferiu uma palestra relatando o panorama brasileiro sobre o tema.
Experiência brasileira
Em sua apresentação, o ministro fez um panorama do desenvolvimento dos instrumentos de solução alternativa de conflitos e sua importância para o Judiciário brasileiro, focando em especial na atuação do poder público. “Apesar de não haver impedimentos legais, até muito recentemente a administração pública brasileira não tinha uma cultura de resolver disputas”, afirmou o ministro, apontando ainda haver na área uma resistência a métodos consensuais de solução. Como consequência dessa cultura, a administração pública é o litigante com o maior volume de processos no sistema judicial como um todo.
AGU
Como advogado-geral da União, o ministro Dias Toffoli propôs em sua administração um sistema de solução extrajudicial de disputas entre órgãos e entidades a administração Federal por meio da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF). Durante o período, foram criadas 200 câmaras de conciliação a fim de resolver disputas que anteriormente seriam solucionadas pelos tribunais superiores. O resultado foi uma economia estimada de R$ 2 bilhões, evitando custos judiciais e poupando tempo dos advogados públicos a ser empregado em outras atividades.
Além disso, a política garantiu maior efetividade e velocidade na implementação de políticas públicas, e serviu para alterar a cultura de gestão de disputas na administração pública. Uma das transformações posteriores foi a inclusão da mediação e conciliação para a solução de conflitos da administração pública entre as regras do novo Código de Processo Civil brasileiro.
Debates
Entre eventos de que participou, o ministro conheceu as atividades do “Centro de Inovação Judicial” e sua atuação no desenvolvimento da Justiça Colaborativa nos EUA, participando como convidado de honra de uma mesa redonda sobre tema, conhecendo alguns dos seus projetos-piloto. Também participou de apresentação sobre um dos programas de mediação de disputas mais bem avaliado dos EUA, da Universidade de Pepperdine, na Califórnia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea