HC identifica quatro bebês com microcefalia sem relação com Zika vírus
Durante mutirão de atendimentos para identificação de bebês com microcefalia, realizado no último sábado, 20, no Hospital das Clínicas de Rio Branco, a geneticista Bethânia de Freitas identificou quatro crianças com a doença.
“O mutirão foi organizado para atender 22 crianças que ao nascer foram notificadas com suspeita de microcefalia e precisavam ser avaliadas pela profissional.
Das 22 crianças, conseguimos localizar 17, mas somente 13 compareceram ao mutirão. Dos 13 bebês avaliados, apenas quatro confirmaram a microcefalia. Contudo, nenhum dos casos está relacionado ao Zika vírus”, informou a gerente da Divisão da Criança da Secretaria de Estado de Saúde, Priscylla Aguiar.
A gerente ressalta que após a confirmação da microcefalia, a criança segue com acompanhamento médico via Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essas crianças terão outro agendamento com a geneticista, serão acompanhadas pela Atenção Básica e encaminhadas para a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais], onde fazem a estimulação precoce para o bom desenvolvimento da criança. Se necessário, também são encaminhadas para outros especialistas”, explicou Priscylla Aguiar.
A ação foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Divisão da Criança da Secretaria de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) e consultores do Ministério da Saúde.
Comentários
Postar um comentário