Hemocentros de todo o mundo se unem para sensibilizar e formar novos doadores

 A campanha internacional Missing Type chega ao Brasil para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e a formação de novos doadores frequentes. Organizada pelo NHS Blood and Transplant, o Serviço Nacional de Sangue e Transplantes da Inglaterra, a ação, que acontece até esta segunda-feira (22/8) e que reúne 25 serviços de sangue em 21 países, cobrindo um bilhão de pessoas da população mundial, selecionou o Hemorio para representar a América Latina.

A iniciativa parte de um movimento simples: empresas apoiadoras, celebridades e outros influenciadores retiram, sem aviso prévio, as letras A, B e O - que designam os tipos sanguíneos - de seus nomes em meios como redes sociais, sites e outros veículos de comunicação. A falta de uma explicação para a ação gera conversas entre internautas e as pessoas em geral. Depois, a alteração é revelada como um ato do bem, em que empresas e pessoas se engajam para mostrar como a falta destes tipos de sangue pode ser prejudicial para a população. No Brasil, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Roberto Marinho, a Samsung Brasil, as agências de publicidade Heads, Campi e Mostarda Produções, a campanha Universitário Sangue Bom e a ONG Instituto Masan, habituais parceiras do Hemorio, se uniram à ação.
 
A iniciativa alerta para um triste dado: em 10 anos, o número de novos doadores caiu 30% em todo o mundo. Além do Brasil, a campanha acontece em países como Austrália, Estados Unidos, Japão, Irlanda, Inglaterra, entre outros, e conta ainda com o apoio de celebridades e influenciadores digitais.

Outra ação da campanha reúne em um vídeo, intitulado Talking Heads, pacientes de todo o mundo, cujas vidas foram salvas por transfusões de sangue. Nas imagens, eles agradecem a ação dos doadores e destacam a importância do gesto, lembrando que, sem as transfusões, já não teriam mais vida.
Em 2015, ano em que a ação foi lançada, mais de 60 influenciadores digitais em todo o mundo apoiaram a ação no Twitter, alterando seus nomes de usuários. Também no Twitter, cerca de mil empresas aderiram e as hashtags #NationalBloodWeek e #MissingType foram usadas mais de 21 mil vezes naquela rede social. O perfil da campanha no Instagram teve crescimento de 66% em apenas uma semana. No Facebook, cerca de 500 mil pessoas se engajaram na iniciativa. Confira o vídeo da campanha de 2015:https://youtu.be/jijLlDKnHy4.
Para doar sangue, basta estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 de idade e pesar mais de 50kg. Não é necessário estar em jejum, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais, que pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Quem fez tatuagem recentemente deve esperar seis meses para doar.


Compareça ao Hemorio e doe sangue. A unidade, na Rua Frei Caneca, 8, ficará aberta durante todo o período do Rio 2016 (com exceção para o dia 21/08). Também há outros centros de doação de sangue em funcionamento na cidade e no estado. Para mais informações, ligue para o Disque Sangue: 0800 282 0708.

• Apoie a campanha no Twitter, Facebook e Instagram usando a #MissingType.

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