Secretário faz balanço da educação na abertura oficial do ano letivo de 2014


Durante a cerimônia foi feita a posse simbólica dos gestores das escolas da rede pública de ensino eleitos em 2013

A Secretaria de Educação do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (12), às 9h30, a solenidade de abertura do ano letivo de 2014 das escolas públicas e a posse oficial dos diretores, vice-diretores e conselheiros escolares eleitos, em 2013, com base na Lei da Gestão Democrática. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com a presença da equipe gestora da SEDF.
Na ocasião, foram entregues exemplares do Currículo em Movimento da Educação Básica. A publicação expõe as novas diretrizes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas da rede pública de ensino. Cada escola receberá algumas unidades do novo currículo e também será disponibilizado na versão ebook no site da SEDF. Compõem o quadro da SEDF quase 30 mil professores ativos, 6,5 mil no banco de temporários, e cerca de 20 mil servidores da carreira Assistência. Esse contingente é suficiente para atender a demanda atual de mais de 470 mil alunos hoje matriculados. “Iniciamos o ano letivo praticamente sem falta de professores”, ponderou o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.
O titular da SEDF afirmou que o grande desafio é compatibilizar a execução das ações prioritárias com os recursos financeiros disponíveis. Aguiar fez um balanço das ações da SEDF e os avanços para o ensino público, dentre os quais, está a formação de aproximadamente 4 mil professores com vistas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e ao Pacto Nacional pela Fortalecimento do Ensino Médio, em parceria com o Ministério da Educação. Além disso, por meio do programa DF Alfabetizado, cerca de 7 mil pessoas passaram por alfabetização. “Nossa política é promover ações para que o estudante permaneça na rede pública e conclua seus estudos”.
O secretário reafirmou o compromisso do Governo do Distrito Federal com a educação e o acesso a todos e ressaltou o cuidado especial de sua gestão com a educação infantil. Por meio de uma parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Educação, até o final de 2014, vai entregar 112 Centros de Educação da Primeira Infância para atendimento de 0 a 5 anos. Todas as Regiões Administrativas do DF serão contempladas. “Para o primeiro semestre, vamos inaugurar 43 unidades que atenderão toda a demanda reprimida atualmente. Os outros 69 CEPI's serão entregues até dezembro deste ano.
Segundo Marcelo Aguiar, no projeto arquitetônico de cada creche estão incluídos oito salas, um anfiteatro, pátio com cobertura, laboratório de informática e área de lazer. “Os 112 CEPI's terão capacidade para atender 12 mil crianças. Além dessas unidades, para o atendimento da pré-escola, 4 e 5 anos, inauguramos seis Centros de Educação Infantil localizados na Estrutural, São Sebastião, Planaltina, Samambaia, Riacho Fundo e Brazlândia”.
O secretário elencou as ações de aquisição de itens importantes para se desenvolver uma educação de qualidade, como por exemplo, a entrega de tablets para os professores da rede pública, a aquisição de 106 ônibus escolares, sendo que 32 para atendimento do ensino especial e 74 para a educação integral. “Iremos adquirir mais 200 ônibus. Queremos iniciar o processo de substituição dos veículos para uma frota própria”.
Pensando na mobilidade dos estudantes a Secretaria de Educação entregou, em 2013, 2.692 bicicletas/capacetes que foram distribuídos para alunos de Ceilândia e Paranoá. E dando continuidade ao programa lançado no ano passado, neste início de ano letivo a SEDF vai beneficiar 130 mil estudantes com o Cartão Material Escolar no valor de R$ 226,00 para aquisição de material diretamente nas papelarias. “Investimos R$ 29 milhões no programa. Neste ano, foram cadastradas 350 papelarias, um aumento de 82% em relação a 2013. Esses estabelecimentos tiveram um acréscimo de 30% do faturamento”, ressaltou Aguiar.
O secretário falou do sucesso alcançado pelo Programa Brasília Sem Fronteiras de 2013, em que ofertou 126 bolsas para estudantes dos Centros Interescolares de Línguas fazerem intercâmbio em outros países. Ele anunciou que para este ano, o programa vai abrir mil vagas de intercâmbio e oobjetivo é que alunos dos anos finais do ensino médio também participem.
Aguiar ressaltou a recomposição do Conselho de Educação do Distrito Federal, na qual a presidente e o vice-presidente foram empossados oficialmente no mês passado, e de sua incorporação na participação das decisões tomadas pela SEDF. O secretário também anunciou que o DF ganhará mais cinco Escolas Parques e mais uma que funcionará no prédio do SESI de Ceilândia. De acordo com Aguiar, a Escola Parque de Ceilândia terá capacidade para atender a quase 30 mil alunos. Além disso, a Escola de Música de Brasília terá uma unidade em Ceilândia, e o objetivo é ampliar para outras cidades.
Marcelo Aguiar comunicou que existe uma proposta de reajuste das gratificações das equipes gestoras das escolas e também uma nova distribuição dos supervisores pedagógicos. Segundo o secretário adjunto de Educação, Jacy Braga, trata-se de uma nova proposta de gestão que leva em conta a tipologia da unidade de ensino e o número de alunos atendidos em cada uma.
A solenidade contou com a presença de subsecretários da Secretaria de Educação; coordenadores Regionais de Ensino; da secretária da Mulher, Olgamir Amância; do deputado distrital Joe Valle, que se colocou à disposição para colaborar com ações de educação no DF. O Hino Nacional de abertura foi interpretado pela professora da Escola de Música de Brasília, Myrlla Muniz.
A programação segue nos períodos vespertino e noturno com um seminário de formação para os gestores, dentre os temas será discutido o projeto pedagógico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea