Lúcia Vânia lembra Dia Nacional da Mamografia e lamenta falta de aparelhos no país
a Redação e Da Rádio Senado
Mesmo assim, ela citou dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, que revelam 60 mil novos casos de câncer de mama em 2013. E o mais grave é que 70 % deles foram detectados em estágio avançado, o que pode ser explicado pela distribuição desigual de mamógrafos pelas regiões e cidades do país. Lúcia Vânia advertiu que 40 % dos aparelhos estão nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, metade das pequenas cidades do país não tem mamógrafo.
Já na região Nordeste, por exemplo, além da falta de mamógrafos, as mulheres sofrem com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama, o que as obriga a se deslocarem até Brasília para fazerem exames. E essa demora pode provocar a detecção tardia da doença, alertou Lúcia Vânia.
A senadora citou, ainda, outro problema: 60 % dos mamógrafos espalhados pelo país não têm qualquer controle de qualidade e geram imagens que dificultam o diagnóstico do câncer de mama.
- Isso reforça a necessidade de mobilização do governo e da sociedade, para que haja a redistribuição de mamógrafos, garantindo a realização de exames gratuitos, além da realização da publicidade elucidativa e de outras ações no combate ao câncer de mama - afirmou.
Agência Senado
Comentários
Postar um comentário