Prefeito preside solenidade de encerramento da C40, em Joanesburgo

Fotos: J. P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes encerrou nesta quinta-feira (06/02), em Joanesburgo, África do Sul, a 5ª Reunião de Cúpula do C40, a primeira em que presidiu a organização que reúne metrópoles do mundo comprometidas em reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Com o tema "Rumo a megacidades resilientes e habitáveis – demonstrando ação, impacto e oportunidade", o encontro começou na terça-feira, dia 4, e contou com a participação de mais 40 prefeitos de grandes cidades e de dirigentes da Organização das Nações Unidas (ONU).


Escolhido como presidente do grupo no ano passado, o prefeito reafirmou, no discurso de encerramento da reunião, os compromissos das megacidades com ações práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável:


- Os desafios são imensos, mas as cidades que integram o C40 demonstraram que soluções concretas são viáveis.


Durante os três dias na África do Sul, Paes teve uma série de encontros bilaterais com prefeitos de cidades como Seul, Milão, Pequim, Xangai, Cidade do México e Copenhagen. Também assinou um acordo de cooperação técnica com Joanesburgo.


- Mais do que nunca, queremos reforçar a cooperação entre as cidades emergentes do Hemisfério Sul, principalmente Ásia e África, com a criação de grupos regionais para troca de experiências e implementação de ações conjuntas -  afirmou Paes, que também se reuniu com a secretária-executiva das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Christina Figueres.


Hoje, o prefeito do Rio foi um dos signatários de um termo de compromisso de cidades latino-americanas, europeias e asiáticas com o plano de ações e metas do C40 para o desenvolvimento sustentável. Para reforçar a posição do grupo, Paes encaminhou uma carta às Nações Unidas em que defende a adoção de metas de metas específicas para as megacidades nas discussões do acordo global que substituirá o Protocolo de Kyoto. O documento, que conta com 41 assinaturas, foi entregue ao ex-prefeito de Barcelona e atual diretor-executivo da ONU Habitat, programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos.


Para o dirigente da ONU, é preciso conjugar os desafios das mudanças climáticas e da urbanização:


- Os países em desenvolvimento devem continuar a se urbanizar. Não há outro caminho para o futuro do que juntar esses dois pontos e implementar um planejamento urbano sustentável. Acho que esta é a mensagem. Vamos usar o encontro de 2015 em Paris para endereçar esse tema - garantiu ele, que participou com Paes da última plenária do 5ª Reunião de Cúpula do C40, antes da cerimônia de encerramento do evento.


A agenda do prefeito na África do Sul incluiu uma visita, na quarta-feira, dia 5, à aldeia Cosmo City, considerada um laboratório de iniciativas contra as mudanças climáticas no planeta. Acompanhado do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg e de Mpho Parks Tau, prefeito de Joanesburgo, conheceu a pequena cidade, que é modelo para promover energia renovável e eficiência energética em comunidades carentes. As 800 casas de Cosmo City possuem aquecedores solares de água, tetos isolantes e luzes de eficiência energética, além de árvores plantadas nos arredores das residências para combater a erosão do solo.


Na 5ª Reunião de Cúpula do C40, o assessor especial da Prefeitura do Rio para questões de Meio Ambiente, Rodrigo Rosa, apresentou um painel sobre o "Rio Resilente". Na apresentação, mostrou como a cidade tem enfrentado os desafios das mudanças climáticas, com a criação do Centro de Operações Rio e do sistema de sirenes instalados em comunidades carentes, que são disparadas quando há temporais.



Rosa também mediou uma plenária em que foi discutido o uso da tecnologia para aumentar o poder de resposta das cidades e a participação dos cidadãos em situações de emergência.


Saiba mais sobre o C40 - O Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática (C40) é a principal rede global de megacidades e atua para promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a resiliência das cidades. O objetivo é implementar estratégias para redução das emissões de carbono nas megacidades e ampliação da resiliência das comunidades locais. O C40 foi criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone, tendo 18 cidades com integrantes. Em menos de um ano, o número de prefeituras filiadas chegou a 40. Atualmente, cerca de 60 cidades participam da organização. Depois de Livingstone, David Miller, prefeito de Toronto, presidiu a entidade. Ele foi sucedido por Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, que cedeu lugar a Paes, eleito em agosto. Paes é o primeiro prefeito de uma cidade emergente a presidir o C40, que atualmente conta com 63 membros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEPMulheres apresenta políticas estaduais para o Banco Mundial