Prefeito preside solenidade de encerramento da C40, em Joanesburgo
Fotos: J. P. Engelbrecht
Escolhido como presidente do grupo no ano passado, o prefeito reafirmou, no discurso de encerramento da reunião, os compromissos das megacidades com ações práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável:
- Os desafios são imensos, mas as cidades que integram o C40 demonstraram que soluções concretas são viáveis.
Durante os três dias na África do Sul, Paes teve uma série de encontros bilaterais com prefeitos de cidades como Seul, Milão, Pequim, Xangai, Cidade do México e Copenhagen. Também assinou um acordo de cooperação técnica com Joanesburgo.
- Mais do que nunca, queremos reforçar a cooperação entre as cidades emergentes do Hemisfério Sul, principalmente Ásia e África, com a criação de grupos regionais para troca de experiências e implementação de ações conjuntas - afirmou Paes, que também se reuniu com a secretária-executiva das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Christina Figueres.
Para o dirigente da ONU, é preciso conjugar os desafios das mudanças climáticas e da urbanização:
- Os países em desenvolvimento devem continuar a se urbanizar. Não há outro caminho para o futuro do que juntar esses dois pontos e implementar um planejamento urbano sustentável. Acho que esta é a mensagem. Vamos usar o encontro de 2015 em Paris para endereçar esse tema - garantiu ele, que participou com Paes da última plenária do 5ª Reunião de Cúpula do C40, antes da cerimônia de encerramento do evento.
Na 5ª Reunião de Cúpula do C40, o assessor especial da Prefeitura do Rio para questões de Meio Ambiente, Rodrigo Rosa, apresentou um painel sobre o "Rio Resilente". Na apresentação, mostrou como a cidade tem enfrentado os desafios das mudanças climáticas, com a criação do Centro de Operações Rio e do sistema de sirenes instalados em comunidades carentes, que são disparadas quando há temporais.
Rosa também mediou uma plenária em que foi discutido o uso da tecnologia para aumentar o poder de resposta das cidades e a participação dos cidadãos em situações de emergência.
Saiba mais sobre o C40 - O Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática (C40) é a principal rede global de megacidades e atua para promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a resiliência das cidades. O objetivo é implementar estratégias para redução das emissões de carbono nas megacidades e ampliação da resiliência das comunidades locais. O C40 foi criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone, tendo 18 cidades com integrantes. Em menos de um ano, o número de prefeituras filiadas chegou a 40. Atualmente, cerca de 60 cidades participam da organização. Depois de Livingstone, David Miller, prefeito de Toronto, presidiu a entidade. Ele foi sucedido por Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, que cedeu lugar a Paes, eleito em agosto. Paes é o primeiro prefeito de uma cidade emergente a presidir o C40, que atualmente conta com 63 membros.
Comentários
Postar um comentário