Campanha do Desarmamento: 138 armas de fogo são recolhidas em 2014
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) recolheu 138 armas de fogo com visitas aos municípios do interior do Espírito Santo durante todo o ano de 2014. A ação é realizada por meio de um posto itinerante que se aproxima das comunidades para incentivar a entrega voluntária de armas. O trabalho faz parte da Campanha Nacional do Desarmamento, do Governo Federal.
Com a campanha, o Espírito Santo alcançou o 4º lugar no ranking nacional de recolhimento de armas de fogo. No período de novembro de 2013 a dezembro de 2014, foram recebidas voluntariamente 223 armas em 22 municípios do Estado. A última visita do posto itinerante aconteceu em Montanha, encerrando o calendário de visitações deste ano.
“Uma média de 10 armas de vários tipos, marcas e calibres foram recebidas em cada ação itinerante de recolhimento, colocando assim o Estado em 4º lugar no ranking nacional de recolhimento por 100 mil habitantes e 8º lugar em números absolutos. A campanha visa reduzir a criminalidade e os índices de homicídios”, explica Alessandro Darós, gerente de Integração Comunitária da Sesp.
Em cada cidade visitada houve treinamento de policiais civis, instituindo-se localmente as Delegacias de Polícia Civil como postos fixos de recolhimento de armas, chegando a 63 postos em todo o Estado.
Palestra orienta crianças sobre os perigos da arma de fogo
Durante esse período, foram promovidas palestras em 80 escolas municipais, estaduais e particulares. Cerca de 8.000 alunos foram conscientizados sobre o perigo de possuir uma arma de fogo em casa, contribuindo assim com a promoção de uma cultura de paz para as futuras gerações.
Prêmio Inoves
No ano de 2014 a Ação Itinerante de Recolhimento de Armas de Fogo, uma das ações que integra a Campanha pelo Desarmamento, foi finalista do Prêmio Inoves, quando projetos inovadores executados por instituições públicas municipais e estaduais são premiados por desenvolverem atividades transformadoras para a população capixaba.
Um reconhecimento do esforço empenhado pela Sesp, por meio de sua Gerência de Integração Comunitária, na criação de oportunidades para cidadãos capixabas, que possuem ilegalmente uma arma de fogo, legalizarem-se segundo a legislação vigente, além de buscar difundir formas não violentas de mediação de conflitos entre jovens em idade escolar.
Como entregar uma arma
Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150 a R$ 450, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.
Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.
Comentários
Postar um comentário