Guairão completa 40 anos e comemora conclusão da primeira etapa do restauro


Obras de reforma do Teatro Guaíra, troca das poltronas. Foto: karin van der Broocke
Nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) completou 40 anos de história. Uma solenidade realizada no palco do teatro comemorou a data, que é marcada pela conclusão da primeira fase do restauro do espaço, que envolveu o reparo de todas as poltronas, troca de carpetes e cortinas do auditório. É a primeira vez que passa por restauro. A obra foi financiada pela Renault, que investiu cerca de R$ 2,8 milhões.

A comemoração teve a presença do secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana; do diretor de Marketing da Renault, Caique Ferreira; da diretora presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; da secretária da Família, Letícia Codagnone Raymundo, músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, bailarinos, funcionários e convidados.

Para o Governador Beto Richa este é um momento histórico já que o espaço por si só é um patrimônio dos paranaenses. “Reiteramos o compromisso do governo com a área cultural e esta é só a etapa inicial da reforma. Farei o necessário para que o Teatro Guaíra seja totalmente revitalizado”, afirma Richa.

O secretário Paulino Viapiana destacou a importância do momento para a história do teatro e para Curitiba. “O Guaíra é um espaço muito importante para a nossa cultura e continuaremos trabalhando para viabilizar as demais etapas de recuperação do teatro. Esperamos continuar contando com o apoio da Renault para que em breve o Guaíra esteja totalmente restaurado”, disse ele.

“É um grande orgulho para todos da Renault participar da restauração do Teatro Guaíra, um ícone da cultura do Paraná”, afirmou Caique Ferreira. “Vemos o cuidado que a equipe do governo tem na manutenção desse espaço, um trabalho feito com tanta paixão, que este teatro, que recebe e produz grandes espetáculos, merece todo o nosso apoio para sua preservação.”

GRANDE RESTAURO - Para Mônica Rischbieter, diretora presidente do Teatro Guaíra, este é um momento para festejar. “Estamos muito felizes com esta etapa concluída e já nos preparamos para as outras fases, em que estão previstos o restauro do Guairinha, além dos banheiros dos auditórios e portarias”, disse ela. A primeira fase da obra, iniciada em agosto deste ano, foi realizada sem que a programação fosse interrompida, não prejudicando a pauta do teatro.

O governo do Paraná investiu cerca de R$ 1,2 milhão para elaboração dos projetos executivos do restauro. Como o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, toda intervenção deve ser feita de acordo com a legislação e sob a ótica da preservação do patrimônio histórico. A previsão é de que o restauro seja feito por etapas, a partir dos projetos executivos elaborados pela empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012.

Os três auditórios Guairão, Guairinha e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) passarão por obras de restauração, adaptação, modernização e adequação, para que tenham melhores condições de atender ao público e a grande demanda de produções internacionais, nacionais e locais.

A revitalização e recuperação de espaços culturais é uma das metas definidas pelo governador Beto Richa para a área da Cultura. Pelo programa outros importantes equipamentos da Secretaria Estadual da Cultura estão sendo recuperados, como a Biblioteca Pública do Paraná e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), este fechado há mais de uma década.

GUAÍRA – Tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná desde 2003, o Teatro Guaíra foi uma das obras realizadas em Curitiba por ocasião das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná, em 1953. Compõe, com a Biblioteca Pública, o Centro Cívico, a Praça 19 de Dezembro e o Colégio Estadual, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade.

Projetado pelo arquiteto Rubens Meister e localizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba, o Centro Cultural Teatro Guaíra tem três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito. O espaço abriga a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.

A construção do teatro começou em 1952 e, dois anos depois, foi inaugurado o Auditório Salvador de Ferrante – conhecido como Guairinha. O grande auditório – ou Guairão – foi aberto em dezembro de 1974, depois de ser reconstruído após um incêndio em 1970, que o deixou substancialmente destruído.

Em agosto de 1975 foi inaugurado o miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, completando o projeto do complexo. Somados, os três auditórios ocupam uma área de 16.900 metros quadrados, com uma capacidade total de 2.757 lugares. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea