Curitiba fica em 5.º lugar em lista de melhores destinos turísticos indutores do Brasil

  • principal

Curitiba está entre os dez destinos turísticos indutores mais competitivos do Brasil, segundo avaliação do Ministério do Turismo (MTur). A capital paranaense alcançou 77,9 pontos em uma escala de 100 pontos e ficou em quinto lugar em comparação a outras 64 cidades de todo o País. A classificação e premiação é feita pelo MTur e Sebrae com base em dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que é avaliado pela Fundação Getulio  Vargas  (FGV).
Outra cidade paranaense bem avaliada foi Foz do Iguaçu, ficando logo atrás de Curitiba em 6º lugar. O Top 10 dos destinos mais competitivos do Brasil é: São Paulo (82,5), Porto Alegre (80,0), Belo Horizonte (78,5), Rio de Janeiro (78,5), Curitiba (77,9), Foz do Iguaçu (76,9), Recife (76,0), Brasília (75,2), Salvador (75,0) e Florianópolis (74,2). 
São considerados destinos indutores os municípios que apresentam maior e melhor infraestrutura e detentores de atrativos qualificados, conforme identificação do MTur. No Brasil são 65 municípios, incluindo as 27 capitais, que recebem do Ministério do Turismo orientação e capacitação para desenvolver e elaborar um plano de ação com o objetivo de alcançar um nível de competitividade internacional. Esses municípios são responsáveis por induzir o desenvolvimento na região turística que abrangem.
Dentre os critérios avaliados pela FGV, Curitiba se destaca em alguns indicativos como: infraestrutura geral (1º lugar), aspecto ambiental (1º lugar),  aspecto social (2º lugar), atrativos turísticos (3º lugar), políticas públicas (2º lugar).
O posicionamento de Curitiba foi comemorado pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caíque Ferrante, e pela diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos, que estiveram em Brasília nesta terça-feira (16) para acompanhar a premiação.
“É sempre um desafio estruturar as cidades para prestar bom atendimento aos visitantes, qualificar mão de obra e apresentar soluções criativas em assuntos como mobilidade urbana e meio ambiente que afetam diretamente as pessoas que nasceram ou escolheram a cidade para viver. Por isso fico muito contente com a pontuação de Curitiba, ressaltando que sempre temos o que aprimorar”, comentou Ferrante.
“Curitiba já demonstrou que está preparada para recepcionar bem turistas e visitantes. Isso ficou comprovado neste ano durante a Copa do Mundo do Brasil. Nossa capital foi uma das cidades-sede mais bem avaliadas pelos turistas nacionais e estrangeiros”, disse Ferrante. Ele cita como base uma pesquisa da UFPR, realizada durante o período da Copa, na qual 89% dos entrevistados afirmaram que desejam retornar a Curitiba e 93% indicariam a cidade para parentes e amigos.
No Paraná, além de Curitiba e Foz do Iguaçu, Paranaguá é considerado também um destino indutor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea