Inscrições abertas para o Prêmio Paulo Freire
O Prêmio Paulo Freire, iniciativa do Programa de Apoio ao Setor
Educacional do Mercosul (Pasem), foi criado em 2013 para estimular o
compartilhamento de experiências e práticas educacionais de formação
docente nos países fundadores do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai e
Paraguai. As inscrições para a segunda edição do prêmio, que acontecerá
em 2015, já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do Pasem até
o dia 28 de fevereiro de 2015.
O principal objetivo do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação
Docente – Prêmio Paulo Freire é promover o intercâmbio de experiências
realizadas e estabelecer códigos comuns para ampliar o direito à
educação e à integração regional.
Podem participar do processo seletivo coordenadores de cursos de
formação inicial e continuada de professores, equipes institucionais e
interinstitucionais envolvidas com a formação docente, diretores e
gestores que atuam no campo da formação de educadores.
Essa edição trabalhará com duas áreas temáticas: o percurso da prática e
o âmbito das práticas profissionais na formação inicial, e práticas
inovadoras da educação em prol da diversidade. As iniciativas escritas
devem ter sido realizadas de 2010 a 2014, ou já estarem em andamento há
pelo menos um ano.
Os trabalhos serão avaliados por um júri, formado por especialistas dos
quatro países. No total, dez experiências serão premiadas com uma
viagem acadêmica e cultural a um dos países do bloco, participando de um
seminário regional, além de terem seus projetos publicados no banco de
experiências do Pasem.
A primeira edição do prêmio, realizada em 2013, colheu bons resultados.
Ao todo, 237 projetos foram inscritos e 11 foram premiados. Desses
onze, quatro foram desenvolvidos na Argentina, quatro no Uruguai e três
no Brasil - Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Londrina (PR).
O projeto paranaense, Grupo de Estudos em Práticas de Ensino da
Universidade Estadual de Londrina, uniu metodologia de capacitação e
formação docente para integrar os cursos entre si e a universidade com
outros programas externos. A experiência, iniciada em 2011, continua em
atividade.
Em Campo Grande, o projeto Educação Ambiental nas Águas do Pantanal
incorporou à prática docente conhecimentos de biologia, da ecologia do
Pantanal, a valorização da cultura e do meio ambiente local. O projeto
foi realizado pela Ecoa-Ecologia e Ação - ONG que trabalha na
conservação do Pantanal e na melhoria da qualidade de vida das
comunidades pantaneiras.
Já em Mossoró, a experiência Metodologia Científica ao Alcance de Todos
capacitou professores de escolas públicas do ensino médio, em
localidades remotas do sertão do Semiárido do Rio Grande do Norte, no
programa Ciência para Todos. A ideia é que eles despertassem nos alunos o
interesse pela ciência. A iniciativa, realizada pela Universidade
Federal Rural do Semiárido (Ufersa), começou em 2011 e até hoje continua
em andamento.
Para obter mais informações e realizar as inscrições acesse o site do Pasem.
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