Governo de Alagoas inicia III Semana da Saúde na Escola


Governo de Alagoas inicia III Semana da Saúde na Escola 
Evento está informando os professores sobre as doenças que mais afetam a categoria

Discutir e traçar estratégias para prevenir doenças entre os professores que integram a Rede Pública de Ensino. Com este objetivo, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Educação (SEE) e da Gestão Pública (Segesp) realizam a III Semana da Saúde na Escola. O evento, que teve início nesta terça-feira (16), na Escola de Governo Germano Santos, no Centro de Maceió, vai até quinta (18), e reúne técnicos das três pastas, além de professores lotados nas escolas públicas do Estado.
Com o tema “Saúde começa com Educação”, o evento está informando os professores sobre as doenças que mais afetam a categoria, além de ensinar a preveni-las e tratá-las. Segundo os médicos do trabalho da Sesau, os educadores são suscetíveis a desenvolver problemas psicológicos e ligados à voz, a exemplo da Lesão por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort).
Problema que, segundo a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, atingiu 52 pessoas somente em 2012. No caso das LER/DORT, especificamente, elas desencadeiam distúrbios funcionais e orgânicos, a exemplo de dores, sensação de peso, mal estar, processos inflamatórios em tendões e ligamentos, além de contraturas musculares.
“Por isso, a importância de realizarmos a III Semana da Saúde na Escola, envolvendo a Seasu, SEE e Segesp, já que o número de professores que apresenta problemas dessa natureza é muito grande. Até a próxima quinta-feira, estaremos orientando os professores a prevenir as doenças relacionadas ao magistério, além de ensinarmos como e onde tratá-las”, destacou Gardênia Santana.
Entre as participantes do primeiro dia do evento, estava a professora de língua portuguesa da rede pública de ensino Maria Marta das Graças. Ela ressaltou a importância da realização do evento. “É uma forma de orientar os professores a prevenirem doenças ligadas ao trabalho em sala de aula, que muitas vezes acabam por incapacitar os professores”, evidenciou.
Programação
Nesta terça-feira (16), após a cerimônia de abertura da III Semana da Saúde na Escola, o médico do trabalho Juraci Roberto e a psicóloga Nilza Omena proferiram palestras sobre a Saúde do Trabalhador em seu Ambiente de Trabalho, enfatizando os acidentes de trabalho, ruídos e saúde mental. Na oportunidade, também foi lançada a Cartilha do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor e apresentados os serviços disponibilizados pela Perícia Médica da Segesp.
Já na quarta-feira (17), a programação voltará a abordar os mesmos temas, sendo destinada a outro grupo de educadores da rede de ensino do Estado. Na quinta-feira (18), técnicos das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação irão promover oficinas de saúde vocal nas escolas estaduais, atendendo os professores que atuam em sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea