PAI adota estratégia para priorizar atendimentos de urgência e emergência

Com
o objetivo de dar maior vazão no atendimento às crianças atendidas no
Pronto Atendimento Infantil (PAI), o hospital adotou alternativas para
minimizar os transtornos que a lotação nos corredores e enfermarias da
casa de saúde tem provocado. Entre as medidas adotadas pela Secretaria
de Estado da Saúde (Sesa) ficou estabelecido que o atendimento inicial,
das 7h às 13h, será prioritariamente destinado para atender casos graves
de urgência e emergência.

A
diretora do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto
Atendimento Infantil, enfermeira Ana Claudia Lobo da Silva, explica que
neste período de 7h às 13h, o hospital disponibiliza uma ambulância para
auxiliar no eventual transporte de crianças que, após avaliação médica,
não apresentem sinas de gravidade para receberem atendimento nas
unidades básicas de saúde de Macapá.

Ana
Claudia Silva ressalta que neste período sazonal, onde os casos de
doenças respiratórias e diarreicas são mais frequentes, a superlotação
no Pronto Atendimento Infantil é inevitável.
Diante desta situação, a direção do PAI pede a compreensão das
pessoas e sugere às mães que levem seus filhos primeiro nos postos de
saúde ou unidades básicas de saúde para que recebam os primeiros
atendimentos médicos e, se necessário, encaminhamento para urgência e
emergência do PAI. "Desta forma iremos tornar o atendimento no PAI muito
mais eficiente, ágil e humanizado", diz a diretora do HCA.

Ana
Claudia garante que o PAI dispõe de cinco médicos que fazem o
atendimento de porta de entrada no hospital. Atualmente, o Pronto
Atendimento Infantil realiza em média 430 atendimentos por dia. A
diretora Ana Claudia diz que mais da metade desse atendimento poderia
ser feito pela atenção primária que, segundo ela, ainda está se
reestruturando.
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