Udesc abre inscrições para curso de flauta doce

Florianópolis


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em flauta doce para professores atuantes na educação musical escolar. O curso é realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a flautista Valeria Bittar, professora visitante da Udesc. O Curso é direcionado a pedagogos já formados e em formação que lidarão diretamente com o ensino de música nas escolas públicas (municipais, estaduais) e particulares.
O curso começa no dia 22 de abril e vai até dezembro, disponibilizando 24 vagas. Serão encontros semanais de duas horas cada e os participantes receberão certificado emitido pela Udesc. As aulas acontecerão na sala Teatro Educação do bloco de Artes Cênicas da Udesc e estão previstas três turmas, às segundas-feiras: 13h às 15h (a confirmar), 15h às 17h e 17h às 19h.
Há possibilidade de formação de uma nova turma às sextas pela manhã. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pela ficha de inscrição disponível no site do Ceart (www.ceart.udesc.br), que deve ser enviada para o email: anima@animamusica.art.br. As aulas terão início com um trabalho de percepção e de sensibilização físicas, a partir da Técnica Klauss Vianna.
Estão previstas as seguintes atividades: pesquisa da música de tradição oral e da memória musical pessoal, regional e nacional; arranjos musicais realizados coletivamente pelos alunos e pela professora; pesquisa de metodologias de ensino; o repertório histórico do instrumento e a percepção corpórea como fundamentos da educação e da performance.
Todo material musical pesquisado e arranjado pelos alunos e pela professora será organizado coletivamente para impressão de um caderno, o qual poderá servir de base posteriormente para os professores atuarem em sala de aula.

Sobre Valeria Bittar
Fundadora do Grupo Anima, estudou flauta doce no Brasil com João Dias Carrasqueira. Possui bacharelado e licenciatura em flauta doce pela Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria, sendo bolsista da Fundação Alban Berg (Alban Berg Stiftung - Wien). Participou de diversos master classes direcionados à música antiga e contemporânea na Alemanha, Suíça, Holanda e Itália, tendo continuado seus estudos com o flautista Kees Boeke (Holanda/Itália). Doutora em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o trabalho Músico e Ato.
Edita livros sobre música erudita e colaborou com a Rádio Cultura FM (SP) na elaboração de programas sobre música antiga. É responsável pelas produções executiva e gráfica dos álbuns Donzela Guerreira (2010), Espiral do Tempo (1998 - Prêmio APCA), Especiarias (2000 - V Prêmio Carlos Gomes, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), Amares (2003) e Espelho (2006/2008 – CD e DVD) do Grupo Anima, dos quais participa ainda como musicista.
Informações no Departamento de Música, pelo telefone (48) 3321-8346.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea