Projeto de jiu-jítsu da zona leste recebe tatame do Governo do Amazonas

Levar ações de esporte e
lazer as áreas mais periféricas. Essa é uma das prioridades do Governo
do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e
Lazer (Sejel). Na noite de segunda-feira, 15 de abril, o projeto
“Segunda Chance”, localizado na Associação Comunitária dos Moradores e
Amigos do São José I, zona leste, recebeu 20 tabletes de tatame para
continuar com as aulas de jiu-jítsu, boxe e capoeira para 110 alunos.
“O tatame era emprestado e já nos
pediram de volta. Se a secretária Alessandra não tivesse atendido nosso
pedido, o projeto teria suas atividades paralisadas e as crianças do
bairro ficariam ociosas”, falou Ivan Rocha, que há três anos fundou o
projeto e há um mês está funcionando gratuitamente no bairro São José I.
Para participar das aulas é fundamental o
aluno frequentar a escola. O projeto também oferece acompanhamento
nutricional e reunião mensal com os pais para avaliar o comportamento de
cada atleta no convívio social.
Com apenas 8 anos, Ivan Neto, já provou
que é um vencedor na vida. O pequeno lutador de jiu-jítsu nasceu com uma
má formação do intestino e, segundo os médicos, não poderia realizar
nenhuma atividade física que exigisse esforço.
“Meu filho treina há quatro anos e
timidamente ele foi interagindo com o jiu-jítsu contrariando as opiniões
médicas. Hoje, ele é uma criança saudável e nunca mais teve nenhum
problema, graças a Deus e ao esporte”, atribuiu o pai, Ivan Rocha.
A titular da Sejel, Alessandra Campêlo, falou sobre o preconceito que os jovens da periferia sofrem nas academias amazonenses.
“Temos grandes lutadores que são da
periferia e que, em algum momento da vida, foram discriminados, mas
venceram as dificuldades e mostraram seu valor. A entrega do tatame aqui
é para servir como incentivo a todos vocês. Queremos que vocês sejam
campeões na luta e na vida”, salientou Campêlo, que aproveitou para
anunciar a chegada do projeto “Rua de Lazer & Cidadania” no bairro
para os próximos meses.
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