Educação de Jovens e Adultos ainda dispõe de vagas na rede municipal
Agora também com turmas do 6º ao 9º ano, a EJA é oferecida em 11 unidades da rede municipal de Educação e envolve uma equipe de 42 profissionais entre técnicos e educadores.
Em Rio branco, pessoas com idade acima de 15 anos que desejarem retomar os estudos ainda podem encontrar vagas na rede municipal de educação. As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas nas escolas que oferecem a modalidade.
A EJA é direcionada a jovens e adultos que, por qualquer motivo, não puderam concluir o Ensino Fundamental. O primeiro ciclo (1º ao 5º ano) tem duração de um ano e meio. O segundo (6º ao 9º ano), dois anos e meio.
De acordo com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação de Rio Branco, Jussara Bonfim, a EJA é oferecida na rede municipal desde 2003 e oportunizou a escolarização de mais de duas mil pessoas. “A grande novidade é que, este ano, estamos oferecendo o segundo seguimento (6º ao 9º ano) nas unidades Monte Castelo, Raimundo Hermínio, Luíza Cadaxo, no espaço alternativo que funciona na Emurb e na escola Doutor Zaqueu Machado. É uma grande oportunidade para quem já concluiu o primeiro seguimento e pretende dar continuidade aos seus estudos”.
Sempre há tempo para aprender
A auxiliar administrativo, Samara Santana, precisou interromper os estudos aos 15 anos de idade. Ficou fora da escola por 9 anos, mas agora recupera o tempo perdido. “No trabalho perdi muitas oportunidades. Vi que precisava estudar e decidi correr atrás do prejuízo”. Samara fez a matrícula na escola Juvenal Antunes e este ano conclui o Ensino Fundamental. “Não paro de estudar nunca mais. Terminando o fundamental vou fazer o Ensino Médio e cursar Administração”, planeja.
Para outro aluno da Juvenal Antunes, o artista Plástico Benedito Souza Santos, o Seu Bené, sempre há tempo para aprender. “Quem não estuda fica para trás”. Seu Bené frequentou a escola, mas abandonou os estudos logo após fazer o admissional para cursar o ciclo hoje equivalente ao fundamental II. Aos 59 anos, ele decidiu voltar à escola. “Há muitos anos sobrevivo da minha arte, mas conhecimento faz falta. O estudo amplia nosso campo de visão, de atuação. Quando a gente tem estudo é visto com outros olhos”, disse Bené, que já se prepara para entrar no Ensino Médio e almeja cursar Engenharia ou Arquitetura.
Histórias como a de Samara e seu Bené também motivam profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos. “Sabemos das especificidades para atender alunos da EJA. O primeiro cuidado é com a acolhida”, explica o diretor da escola Juvenal Antunes, Maxilane Dias. “Além de buscar oferecer um ambiente agradável, adequado ao estudo, nos preocupamos em receber bem, oferecer uma alimentação de qualidade e, naturalmente, estabelecer um vínculo que faça com que esse aluno tenha vontade de vir pra escola e nela permaneça até alcançar seu objetivo. Para isso, além da estrutura física, contamos com uma equipe comprometida”, concluiu.
A EJA é oferecida em 11 unidades da rede municipal de Educação. A modalidade envolve uma equipe de 42 profissionais entre técnicos e educadores.
Unidades EJA em Rio Branco
Na rede municipal, as aulas da EJA iniciaram no último dia 15, mas ainda há tempo para quem deseja fazer sua matrícula. Informações podem ser obtidas na Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, à Rua Quintino Bocaiúva, 1.833 – Bosque, de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, pelo telefone 3211 2449 e endereço eletrônico eja.seme@gmail.com ou nas unidades educacionais.
- Anice Dib Jatene – Rua Valdomiro Lopes s/nº - Geraldo Fleming;
- Benfica – Ramal do Benfica;
- Doutor Zaqueu Machado;
- Espaço Alternativo Emurb – Travessa Dona Cecília, 349 – Distrito Industrial;
- ·Francisco de Paula Oiticica Filho - Rua primavera 3, nº 331 – Bahia Nova;
- ·Irmã Maria Gabriela Soares – Rua Rio Grande do Sul – Preventório;
- ·Ilson Alves Ribeiro – Rua A – Bairro Ilson Riberio;
- ·Luiz de Lima Cadaxo – Rodovia AC-10, km 19 - P.A. Hélio Pimenta;
- ·Maria Lúcia Moura Marin – Rua Mercúrio, Q 05 s/nº - Morada do Sol;
- ·Monte Castelo – Colônia Apolônio Sales, Km 09;
- ·Raimundo Hermínio de Melo – BR-364 - Comunidade Santa Cecília, Km 09.
Comentários
Postar um comentário