Estado fluminense se destaca em comparação a outros, como São Paulo e Minas Gerais

 O programa de renovação da frota de caminhões, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou a troca de 1.068 veículos no Rio de Janeiro. O projeto também já destruiu cerca de 700 caminhões com mais de 20 anos e sem manutenção adequada. O estado fluminense se destaca em comparação a outros, como São Paulo e Minas Gerais.

O programa, criado em julho de 2013, tem duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. O governo incentiva a troca de caminhões com desconto no ICMS dos novos veículos. A expectativa é de que o número de beneficiados pelo projeto cresça com melhores opções de financiamento.

Entre os benefícios do programa, a questão ambiental é um ganho considerável. Especialistas do setor explicam que um caminhão com 20 anos ou mais de uso polui o mesmo que 55 novos, já que os modelos atuais devem obedecer às normas de emissões. A diminuição de óxido de nitrogênio e de material particulado emitidos chega a 80%.


O projeto auxilia não só a renovação das frotas de empresas, mas também pessoas físicas a fazerem suas trocas, como é o caso do caminhoneiro autônomo Wellington Oliveira.

– Fiquei muito feliz com a troca, porque não tenho mais gastos com mecânico. As parcelas encaixam no meu orçamento – explicou o caminhoneiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea