PF combate resgates fraudulentos de FGTS em Pernambuco
Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou hoje (19/10) a Operação Demara, objetivando o desmantelamento de uma organização criminosa especializada em resgates fraudulentos de valores de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Cerca de 35 policiais federais estão cumprindo 4 mandados de prisão preventiva e 6 mandados de busca e apreensão, bem como nos municípios de Caruaru/PE e São José dos Campos/SP.
A investigação, que teve início no ano de 2015, descobriu um grande esquema de saques irregulares de FGTS. Os principais integrantes do grupo arregimentavam pessoas em diversos estados, como Pernambuco, Maranhão e Sergipe, para realizar saques indevidos em nome de terceiros, mediante o uso de documentos falsos e informações indevidas enviadas à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo Web do Sistema Conectividade Social.
De acordo com as apurações, a organização criminosa tentou resgatar mais de R$ 3 milhões de valores indevidos de FGTS até o momento, com prejuízo financeiro confirmado em aproximadamente R$ 800 mil aos cofres públicos.
Os integrantes da organização criminosa responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado cometido em detrimento de entidade de direito público e associação criminosa. Caso sejam condenados, as penas somadas podem chegar a 20 anos de reclusão.
*Ferdinand Waldo Demara, Jr. (21/12/1921 – 07/06/1982). Conhecido como “O Grande Impostor”, o americano nascido em Lawrence, Massachusetts, adotou diversas identidades falsas, apresentando-se como médico de um navio, engenheiro civil, vice-xerife, assistente diretor de prisão, doutor em psicologia aplicada, advogado, editor, pesquisador de câncer, professor, dentre outras, destacando-se em diversas áreas por seu QI elevado.
Comentários
Postar um comentário