Nova ferramenta aprimora gestão de combate à criminalidade entre jovens


Para a secretária Maria Helena Sartori, as iniciativas do POD, parceria do RS e o BID, comprovam o compromisso do governo com as próximas gerações
Secretária Maria Helena Sartori destacou que as iniciativas do POD/BID, como a do novo software, comprovam o compromisso do governo com as próximas gerações - Foto: Rodrigo Ziebel Download HD (4,09 MB)
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou, nesta segunda-feira (16), a ferramenta tecnológica de gestão Qlikview. A aquisição do software contou com o aporte de recursos do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) coordenada no estado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH).
A ação segue a diretriz de explorar ao máximo o uso da tecnologia na elaboração de estratégias no combate à criminalidade adotada pela pasta. O Qlikview é uma solução desenvolvida para aperfeiçoar os processos de gestão operacional e administrativa, através do aprimoramento do controle dos indicadores criminais e não criminais.
Na fase inicial, 40 servidores da SSP e SJDH serão capacitados. Profissionais que desempenham atividades nas respectivas secretarias e órgãos vinculados, como Polícia Civil, Brigada Militar e Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Eles atuarão como multiplicadores e gestores do sistema junto as suas instituições. “Esperamos que, no próximo mês, todos possam estar treinados e utilizando esta nova ferramenta em suas atividades”, disse o diretor-geral da SSP, Alciomar Goersch.
Presente ao ato, a secretária interina da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou que as iniciativas desenvolvidas no POD/BID comprovam o compromisso do governo do Estado em diminuir os índices de criminalidade. “Representa a nossa luta para assegurar um futuro melhor às próximas gerações, a exemplo de outros programas, como as Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar (Cipaves) e o Primeira Infância Melhor (PIM)”.
Redução da violência entre jovens
Na área da Segurança Pública, o projeto visa à redução dos índices de criminalidade violenta de jovens de 15 a 24 anos de idade mediante a abordagem integrada dos fatores de risco e a focalização geográfica e populacional das intervenções. Objetiva, também, a melhoria da capacidade policial para implementar ações efetivas de prevenção e controle de crime, bem como oferecer espaços de convivência comunitária mais seguros nos territórios-alvo do programa.
Delegacia de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias
O investimento total do POD/BID no RS é de US$ 56 milhões, sendo US$ 6 milhões de contrapartida do Estado. O programa prevê, entre outras ações, a instalação de uma Delegacia de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias em Porto Alegre – nos bairros Cruzeiro, Restinga e Rubem Berta –, Viamão e Alvorada.
A SSP vem capacitando servidores para atuar junto a estes complexos, através de seu Departamento de Ensino e Treinamento (DET). Três turmas, compostas por policiais civis, militares e guardas municipais foram formadas em 2015. Em 2016, mais 17 turmas serão capacitadas, totalizando 1.200 servidores formados nos cursos de Multiplicador de Polícia Comunitária e Polícia Cidadã e Mediações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea