.

Prefeitura lança nesta sexta-feira, 13 de maio, a revista Referências Negras do Acre

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria-Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR) lança às 9h desta sexta-feira, 13, no Recanto das Capivaras (Campus da Universidade Federal do Acre em Rio Branco) a revista Referências Negras do Acre, publicação que visa dar visibilidade às personalidades negras que ajudaram a construir a sociedade acreana. A revista, apresentada ao público em uma data emblemática para o movimento negro,  destaca o protagonismo de pessoas já falecidas e vivas: Almerinda Cunha, Pelé da Banca, Alberto da Costa, Mestre Moreno, Elpídio de Souza, Neném Sombra/Guajarina Margarido, Irineu Serra, Ivan de Castela, João Eduardo, Da Costa, Dr. Amorim, Matias, Arimatéia, Júlia Feitosa, Laélia Alcântara, Dr. Mauro Trindade, Marina Silva, Raimunda Bezerra, Sibá Machado, Mãe Zuleide, Maria Marina da Silva –como também ressalta os locais de referência negra em Rio Branco: Conjunto Laélia Alcântara, Centro Cultural Neném Sombra, Bairros João Eduardo I e II Rua da África/1º de Maio, APA Irineu Serra, Espaço da Capoeira, Restaurante Popular José Marques de Souza (Matias). A revistam, de 64 páginas, faz uma homenagem póstuma à Laura Santiago, popularmente conhecida como Mãe Laura.
 
“Com o histórico dessas pessoas que são referência no Acre e no Brasil, a Gestão cumpre o seu papel de dar continuidade às discussões propostas desde o CGPIR/SEADPIR, valorizando a identidade negra nos diversos contextos do nosso estado e município”, diz o prefeito Marcus Alexandre no editorial da revista. “A publicação faz referências às famílias negras do Acre mas que foram invisibilizadas”, observa Elza Lopes, secretária-adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A revista lembra o trabalho desenvolvido na SEADPIR pela advogada Lúcia Ribeiro, em cuja gestão se deu início à revista Referências Negras do Acre.
 
A produção de material publicitário contra o racismo e pelo protagonismo da comunidade negra está no âmbito das políticas afirmativas da campanha Rio Branco Sem Racismo, lançada em 13 de maio de 2013 pela SEADPIR em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre, que acabou se tornando um dos principais canais de mobilização social para esclarecer as Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Rio Branco. A SEADPIR realiza ações como capacitação, formação, palestras, rodas de conversa, tendo como ponto de partida a vivência e a relação com a temática da Igualdade Racial. Outro destaque são participações em cursos e seminários junto a instituições e pessoas em espaços de formação e produção de informações como escolas, universidades, secretarias, conselhos, sindicatos, associações, igrejas, comércio, veículos de comunicação e mídias, estádios de futebol e shopping.
 
 


Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea