Chico Santa Rita faz palestra sobre Mídia e Política em Belo Horizonte e lança livro sobre campanhas eleitorais
Evento acontece na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 14h,
no Auditório da Fundação João Pinheiro, durante o II Prática Pública,
espaço de discussão e intercâmbio entre estudantes e profissionais de
administração pública. Na ocasião, Chico Santa Rita autografa seu mais
novo livro: "Batalha Final".
O consultor em marketing político Chico Santa Rita, pioneiro da atividade no Brasil, lança Batalha Final: o marketing político levado às últimas consequências,
pela Pontes Editores, livro derradeiro da trilogia sobre a sua
experiência em campanhas eleitorais e que desvenda os bastidores da
política brasileira.
Com absoluta transparência, Santa Rita
relata sua experiência prática no comando do marketing e da comunicação
de várias campanhas eleitorais, nos últimos anos, quando seu
conhecimento tático e estratégico o levou a vitórias mesmo em situações
muito difíceis.
É o caso de Mato Grosso do Sul, onde
Lula (e seu alto índice de aprovação) apoiou Zeca do PT e Chico comandou
a campanha vitoriosa de André Puccinelli ao governo do Estado, montando
uma estratégia de “anteparos” para conter a força do apoio do
ex-presidente.
Chico faz uma descrição minuciosa do
funcionamento de cinco campanhas municipais, nas quais trabalhou em
2008, traçando um panorama das peculiaridades envolvidas em cada uma
delas. Todas eram campanhas de reeleição; todas tiveram desenvolvimento
diferenciado; todas foram vitoriosas.
Ainda é relatada a sua experiência em
complicadas campanhas municipais em 2012. E demonstra como a “lei da
Ficha Limpa” acabou sendo driblada por vários candidatos. Pior: com o
apoio e a complacência da população.
Em um trabalho de conscientização da
opinião pública, resgata também os bastidores da disputa junto à
CBF/Fifa, para que Campo Grande (MS) fosse escolhida para sediar jogos
da Copa do Mundo 2014. A opinião pública atendeu ao chamado, as
condições gerais da capital sul-matogrossense eram excelentes, mas o
“tapetão” funcionou e a cidade escolhida foi Cuiabá-MT.
Para finalizar, Chico Santa Rita dedica
um capítulo à sua própria experiência como candidato a deputado federal
em 2010, com uma análise absolutamente cristalina dos meandros da
política partidária brasileira, incluindo denúncias de corrupção e
compra de votos. “As eleições proporcionais viraram uma esculhambação;
uma verdadeira zona... eleitoral”, diz Chico.
Trilogia -
Chico Santa Rita participou de todas as eleições brasileiras, desde a
primeira após o início da redemocratização em 1976. Seu trabalho, que
faz parte da construção da democracia brasileira, também está narrado
nos dois livros anteriores,
agora relançados em um box, completando a trilogia:

- Batalhas Eleitorais, 2001.
- Novas Batalhas Eleitorais, 2008.
- Batalha Final – 2014.
Em cada obra, Chico Santa Rita avalia e
aprofunda as estratégias que levaram a sucessos e fracassos, seus e dos
seus adversários, em mais de 150 campanhas eleitorais realizadas. “Não
ganho eleições só nos acertos. Aprendo constantemente. E também sou
“ajudado” pelos erros dos outros.” Campanhas que muitas vezes foram
precedidas por um trabalho minucioso de marketing governamental,
promovendo as ações dos governantes e das entidades públicas.
Com uma trajetória bem sucedida e uma
inatacável seriedade profissional, Chico explica que “marketing político
é como uma roupa feita sob medida; aqui não cabem peças prêt-à-porter”.
Ele participou, e saiu vitorioso, das duas únicas consultas populares
nacionais, ocorridas após a redemocratização: o plebiscito de 1993, com o
Presidencialismo e o referendo sobre a “venda legal de armas”, em 2005,
com a esmagadora vitória do “Não”.
Para quem está, quer trabalhar, ou
entrar na política, os livros são imprescindíveis. Eles funcionam como
um receituário que, mesmo sem a pretensão de o sê-lo, dão o
passo-a-passo sobre questões estratégicas e táticas envolvidas no
marketing político, descritas por um dos maiores especialistas no
assunto.

Sobre o autor – Chico Santa Rita é jornalista e publicitário, com passagens pelo Jornal da Tarde, várias revistas da Editora Abril, Rede Globo e Abril Vídeo. Há mais de 38 anos se dedica ao marketing político, sendo um dos pioneiros dessa atividade no Brasil.
Autor: Chico Santa Rita
Número de páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Preço Batalha Final: R$ 45,00
Preço box (trilogia): R$ 110,00
ISBN: 978-85-7113-513-0
Comentários
Postar um comentário