Concerto une jovens do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes aos profissionais do Coral Lírico de Minas Gerais, em repertório erudito e contemporâneo

 

 
O músico Túlio Mourão faz participação especial ao piano, interpretando
 Mother Nature’s Son, da banda britânica The Beatles
 
Evento: Série Concertos no Parque com o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes – Homenagem às Mães

Local: Parque Municipal de Belo Horizonte

Data: 10 de maio (sábado)

Horário: 16h
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400

 
Com programa especial em homenagem ao Dia das Mães, a Fundação Clóvis Salgado – por meio da Série Concertos no Parque, promove o encontro dos integrantes do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes com o Coral Lírico de Minas Gerais, um importante registro do trabalho da regente Lara Tanaka na formação de jovens cantores para a música erudita.
 
Os grupos interpretam um repertório que mescla clássicos da música erudita e passam por alguns grandes nomes da música contemporânea. O programa conta com peças de Franz Biebl John Tavener, além da interpretação de Mother Nature’s Son, dos Beatles, com participação especial do músico Túlio Mourão, ao piano. Composições de Caetano Veloso Dorival Caymmi também fazem parte do programa.
 
A série Concertos no Parque integra um conjunto de ações de políticas públicas do Governo de Minas, realizada por meio da Fundação Clóvis Salgado, voltada para a promoção do acesso à música erudita. De acordo com a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, as apresentações são um estímulo para que a música erudita se torne mais popular. “As ações promovidas pela Fundação Clóvis Salgado, como a série Concertos no Parque, reafirmam o compromisso da instituição com o acesso e a democratização da arte e da cultura”, diz.

 
Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o Coral Lírico abre o concerto com The Lamb, do compositor britânico John Tavener. A peça, segundo Lincoln Andrade, explora técnicas de composições bizantinas como cânones e inversões, palíndromes e texturas silábicas. A apresentação também conta com requintes contemporâneos como a música Mother Nature’s Son, da banda britânica The Beatles. O arranjo para piano será executado pelo músico mineiro Túlio Mourão. A apresentação conta, ainda, com trechos da Missa Brevis II in honorem S. Francisci Assisiensis, do compositor ouro-pretano Ernani Aguiar. 

 
Música brasileira – Além da homenagem ao Dia das Mães, o concerto traz tributos a dois grandes nomes da música brasileira: Dorival Caymmi e Noel Rosa. O Coral Lírico interpreta Acalanto, com arranjo de Paulo Roland e Nelson Mathias, e o medley Com que Roupa Eu Vou pra Maracangalha?, junção de dois clássicos da MPB: Com que Roupa, de Noel Rosa, e Eu Vou pra Maracangalha, de Caymmi.  O medley das canções é uma “brincadeira com duas preciosidades do repertório nacional, e coloca em destaque todo o talento dos músicos que fazem parte do corpo artístico do Coral Lírico de Minas Gerais”, destaca Lincoln Andrade.

 
Frescor e Experiência – Ainda sob a regência de Lincoln Andrade, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e o Coral Lírico de Minas Gerais interpretam Innegiamo ao Signor, de Regina Coeli Laetar, e a procissão do fim do I ato da ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni. Os dois grupos cantam, também, Ave Maria, de Franz Biebl, “compositor austríaco moderno, que explora a monodia do canto gregoriano com a polifonia das vozes mistas do Coral”, explica o maestro Lincoln Andrade.

Após esse encontro de gerações, o CLMG cede espaço aos jovens cantores. Com regência da Maestrina do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, Lara Tanaka, o repertório traz canções que marcaram o repertório erudito, como Se Tu M’ami, de Cecília Bartoli, e Rosa Amarela, de Heitor Villa Lobos. A apresentação ainda traz as canções contemporâneas Cajuína, de Caetano VelosoBola de MeiaBola de Gude, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e O Edmundo, versão de Elza Soares para a canção In The Mood, do músico norte-americano Glenn Miller.

 
Para a maestrina Lara Tanaka, essa variedade no repertório do Coral Infantojuvenil representa uma oportunidade para que os alunos tenham contato com diferentes estilos musicais e possam entender a dinâmica das grandes apresentações. “O mais importante de unir esses dois corpos artísticos é que os mais novos têm contato direto com a montagem de grandes produções, como os Concertos no Parque. Para eles, a bagagem é enorme e a experiência de cantar ao lado de músicos profissionais, também”, destaca.

 
Para o encerramento do Concerto, os dois corais se reúnem, novamente, e sob a regência da maestrina Laura Tanaka, interpretam Le voicivoici la quadrille, da ópera Carmen, de Georges Bizet.

 
Coral Lírico de Minas Gerais – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos que possui uma programação artística permanente e interpreta um repertório diversificado que inclui motetos, polifonias, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. É regido pelo maestro Lincoln Andrade. Além de participar de espetáculos autorais com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Cia. de Dança Palácio das Artes, o CLMG participa de inúmeras produções que integram as temporadas de óperas realizadas pela Instituição. O Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de democratizar o acesso de diversos públicos ao canto coral. As apresentações são gratuitas ou com preços populares.

 
Lincoln Andrade – Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA) e mestrado em Regência Coral pela University of Wyoming (EUA), na qual também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Premiado nos Estados Unidos e na Europa, o Maestro foi diretor musical do grupo Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília e do Coral Brasília. Ainda na capital federal, foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É produtor musical, apresentador e entrevistador do programa Conversa de Músico, produzido e veiculado pela TV Senado. Também é professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 
Coral Infantojuvenil – Criado na década de 1980, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes está vinculado ao Curso de Música do Centro de Formação Artística – Cefar e integra a política de fomento e estímulo à formação de jovens cantores, promovida pelo Governo de Minas. Formado por 50 jovens integrantes, com faixa etária entre oito e 16 anos, esse Coro exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. Vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Coral Infantojuvenil fazem parte, atualmente, do Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e exterior. Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal. Atua em concertos com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do Estado.


Maestrina Lara Tanaka – Mineira de Belo Horizonte, Lara Tanaka é formada em piano pelo Conservatório de Música de Minas Gerais e bacharel em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de aulas e masterclasses com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Cláudio Ribeiro, Per Brevig (EUA), Mogens Dahl (Dinamarca) e Nelson Niremberg (EUA). Em 2003 gravou o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, com o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e o Grupo de Percussão da UFMG. A obra foi finalista do Prêmio TIM da Música de 2004, na categoria de melhor CD infantil. Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, Orquestra da UFOP e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Foi pianista do Coral Ars Nova da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é regente assistente do Coral Lírico de Minas Gerais.

 
Túlio Mourão – É compositor, pianista, produtor e arranjador, nascido em Divinópolis, em 1952. Sua carreira é marcada por trilhas sonoras, como Jorge, um Brasileiro e O Viajante, que lhe renderam prêmios. Foi membro dos Mutantes, tocou durante vários anos com Milton Nascimento, foi diretor musical e acompanhante de shows e discos de Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Chico Buarque e muitos outros, além de ter suas canções gravadas por diversos artistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea