Circuito Cultural Barreiro leva exposição fotográfica “Jovem em Ação” ao Restaurante Popular



Uma parceria entre os centros culturais da Prefeitura de Belo Horizonte leva a exposição fotográfica “Jovens em Ação” ao Restaurante Popular do Barreiro (Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001, Barreiro) por meio do Circuito Cultural Barreiro. Na mostra, 31 das 100 fotos que compõem o acervo da exposição “Jovens em Ação” podem ser vistas até o dia 31 deste mês. Mais do que fotografias, os registros fotográficos expressam o olhar dos jovens sobre o território em que residem. A mostra tem entrada gratuita de segunda a sábado, das 11h às 14h.
A exposição é fruto do projeto local Jovens em Ação, que teve como objetivo intervir na forma como os jovens moradores do Conjunto Esperança e da Vila Cemig percebiam o território onde residem. O projeto contou com a participação de jovens de 12 a 24 anos e foi elaborado pela equipe técnica do programa Fica Vivo! no território do Conjunto Esperança/Vila Cemig e executado pelos jovens, juntamente com a equipe técnica, tendo o apoio da Associação de Imagem e Comunicação (AIC).
A equipe técnica do programa notava que a maioria dos jovens percebia a comunidade onde vivem de maneira negativa e, como consequência, sentia-se marginalizado. Sendo assim, o projeto contribuiu para a ressignificação da forma como os jovens percebem o espaço onde vivem, por meio do resgate histórico em um documentário produzido pela equipe técnica do programa, junto com os jovens, e pelas fotografias registradas por eles com orientação de seu oficineiro. A ação visou construir com os jovens outras formas de visibilidade sobre o território que não a violência e a criminalidade.
Fica Vivo!
O programa Fica Vivo!, da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, contribui para a redução de homicídios entre jovens, mediante ações de prevenção e proteção social nos territórios onde atua. No território do Conjunto Esperança e na Vila Cemig, está presente há oito anos.

Circuito Cultural do Barreiro
A exposição faz parte do Circuito Cultural do Barreiro, que leva todo mês uma atração cultural diferente ao Restaurante Popular do Barreiro. O projeto tem como proposta expandir as ações da Fundação Municipal da Cultura para além dos centros culturais. O Circuito Cultural Barreiro tem, desde julho de 2013, uma ação conjunta com os centros culturais Vila Santa Rita(rua Ana Rafael dos Santos149), Urucuia( rua W3,500) e Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445), que contribuem para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos centros e por artistas da região.

 
|

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea