Pré-Conferência da Criança e do Adolescente da Regional Noroeste reúne mais de 200 pessoas

Foto: Sidney Procópio
Com o propósito de intensificar a mobilização para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada nos próximos dia 27 e 28, a Regional Noroeste promoveu a sua pré-conferência, abordando o tema do encontro municipal “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, na E.M. Belo Horizonte, no Bairro São Cristóvão.
Na abertura do evento, o secretário Regional Noroeste, Mário Júnior, destacou o papel formador da iniciativa. “Esta pré-conferência dá a base para a formação de novos dirigentes da nossa cidade, estado e pais”, disse. Participaram do encontro a secretária adjunta da Regional Noroeste, Claudia Marcia de Lima, a secretária municipal de Políticas Sociais, Luzia Ferreira, a representante das crianças e adolescentes, Agnes Izabela Silva, a presidente do Conselho Tutelar Noroeste, Rosimeire Pinto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-BH), Márcia Alves, e a diretora da E.M. Belo Horizonte, Ignez Nassif. Também participaram conselheiros do CMDCA-BH, conselheiros tutelares, convidados, palestrantes, representantes da sociedade civil e um número expressivo de crianças e adolescentes. O evento teve ainda duas apresentações culturais, promovidas por escolas da região, e uma palestra ministrada pela professora da PUC Minas, Deborah David.
A secretária de Políticas Sociais, Luzia Ferreira, afirmou que o trabalho realizado pela secretaria busca o desenvolvimento das políticas públicas e a eliminação das diferenças, das desigualdades e o aprimoramento da justiça social, o que passa pela participação e contribuição da sociedade civil.
Entre outros objetivos a conferência visa ao fomento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos, serviços, programas e projetos públicos e privados; propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente; e eleger os delegados que representarão Belo Horizonte na Conferência Regional e na IX Conferência Estadual. Na pré-conferência Noroeste foram eleitos os delegados para a Conferência Municipal, sendo dez adolescentes e dezesseis adultos. A adolescente Izabela Silva, eleita delegada, disse que a participação do jovem é fundamental, principalmente por que é ele quem irá vivenciar as mudanças e avanços que são debatidos por todos: “Precisamos participar ativamente daquilo que vai impactar diretamente em nossas vidas”, concluiu.
Comentários
Postar um comentário