Maria que virou Jonas ou a Força da Imaginação
Espetáculo apresentado no TUSP de 26 de março a 19 de abri de 2015.
Cia. Livre estreia espetáculo teatral sobre transgêneros inspirado em Montaigne.Depois do ciclo Leituras Transvestidas, em que a Cia. Livre – de Cibele Forjaz, Edgar Castro e Lúcia Romano – trouxe à tona textos da dramaturgia universal sobre mudanças de identidade, o grupo traz ao Teatro da USP a sua nova criação, Maria que Virou Jonas ou A Força da Imaginação. O espetáculo será apresentado no TUSP de 26 de março a 19 de abril, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h, em 16 apresentações.
Público escolhe papel dos atores.
A Cia. Livre estreia a décima peça de
sua carreira de 15 anos. A trama parte de história clássica sobre
mudança de sexo citada por Montaigne no Ensaio XXI, “Da Força da
Imaginação”. O grupo de Cibele Forjaz, Lúcia Romano e Edgar Castro é um
dos 22 que recebeu certificado de patrimônio imaterial da cidade de São
Paulo. O projeto começou em 2014 e foi contemplado pela 24ª edição do
Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Maria que Virou Jonas ou A Força da Imaginação
tem direção de Cibele Forjaz e no elenco Lúcia Romano e Edgar Castro. A
peça conta ainda com a cenografia de Márcio Medina, figurinos de Fabio
Namatame, vídeo de Lucas Brandão, músicas de Lincoln Antonio, luz de
Cibele Forjaz e Rafael Souza Lopes, sonoplastia de Pepê Mata Machado e
treinamento vocal para canto de Ná Ozzetti.
Escrito especialmente para a Cia. Livre
por Cássio Pires, o texto enfoca o tema das identidades móveis, novas
configurações para a questão do gênero e os intersexos. A pesquisa de um
ano que resultou na peça culmina com a apresentação deste espetáculo
inédito, contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao
Teatro para a Cidade de São Paulo. “Dessa vez, deslocamos nosso olhar
etnográfico para o ambiente urbano”, fala Lúcia Romano, citando o título
do projeto de Fomento, Do Mato ao Asfalto.
O mote do espetáculo nasceu da história
da Marie que vira Germain, apresentada pelo filósofo francês Michel de
Montaigne (1533-1592) no provocador ensaio Da Força da Imaginação,
o Ensaio XXI, de 10 páginas. O historiador e sexólogo Thomas Laqueur
(1945) reconta a fábula no livro Inventando o Sexo, no qual discute que o
que entendemos como sexo, as chamadas verdades biológicas na realidade
são construções culturais. O relato ganhou tradução cênica na adaptação
da Cia. Livre, que recria o caso de Marie-Germain – habitante de Vitry,
na França do século XVI, que, nascido Marie, muda de sexo e é aceito
socialmente como homem – destacando dali o tema da transformação do
corpo. Assim, a trama parte desse relato supostamente real para discutir
a especificidade histórica das crenças e leis e questionar os limites
entre representação, fantasia, teatralidade, aparência e verdade.
No palco, as personagens são dois atores
transexuais – Neo Maria (Lúcia Romano) e Jonas Couto (Edgar Castro) –
que estão montando a peça A Força da Imaginação. Trata-se de um jogo de
metateatro, uma peça dentro da peça. Questionando o que se entende por
identidade, na encenação de Cibele Forjaz o público escolhe qual papel
(Ele ou Ela) os atores da peça – interpretados por Lúcia Romano e Edgar
Castro – vão viver a cada sessão. Depende da escolha da plateia, que ao
chegar, recebe duas senhas – XX ou XY.
“A peça de Cássio Pires apresenta um
jogo de transformação muito claro, mesmo abordando o problema complexo
das identidades. Ao lado dela e dialogando com a narrativa, criamos
cenas de camarim que levantam questões contemporâneas sobre a
experiência de homens e mulheres em torno do gênero e sexo”, explica
Edgar Castro.
Lúcia Romano destaca que “a Cia. Livre
parte do entendimento de que não existe alinhamento entre gênero,
identidade, opção sexual e comportamento sexual. Esse alinhamento não
deveria ser tomado como natural.” Cibele Forjaz completa: “Eu posso ser
uma mulher que escolhe ser ou viver como homem e que namora uma mulher.
Ou um homem. E essa é uma mudança social e cultural que precisa ser
tratada pelo teatro, onde a questão da representação é central”.
Ficha Técnica
Dramaturgia | Cássio Pires Direção | Cibele Forjaz Atores-criadores | Edgar Castro e Lúcia Romano Direção de Movimento | Lu Favoreto Cenografia | Márcio Medina Figurinos | Fabio Namatame Luz | Rafael Souza Lopes Operação de Luz | Rafael Souza Lopes e Rodrigo Campos Direção Musical | Lincoln Antonio Sonoplastia | Pepê Mata Machado Treinamento Vocal para Canto | Ná Ozzetti Produção | Cia. Livre e Centro de Empreendimentos Artísticos Barca
Serviço
Maria que Virou Jonas ou A Força da Imaginação
De 26 de março a 19 de abril de 2015
Quinta a Sábado, 21h | e Domingo, 19h
Duração | 1h45 min. | Indicação de faixa etária | Não recomendado para menores de 16 anos.
Onde | Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP – 01222-010
Tel. 11 3123-5233 | Site www.usp.br/tusp | Facebook www.facebook.com/teatrodauspoficial
Twitter www.twitter.com/tusp_online
Metrô Santa Cecília
Capacidade | 98 lugares
Preços | R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)*
De 26 de março a 19 de abril de 2015
Quinta a Sábado, 21h | e Domingo, 19h
Duração | 1h45 min. | Indicação de faixa etária | Não recomendado para menores de 16 anos.
Onde | Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP – 01222-010
Tel. 11 3123-5233 | Site www.usp.br/tusp | Facebook www.facebook.com/teatrodauspoficial
Twitter www.twitter.com/tusp_online
Metrô Santa Cecília
Capacidade | 98 lugares
Preços | R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)*
A aquisição dos ingressos para
espetáculos em cartaz no TUSP pode ser feita duas horas antes do início
do espetáculo. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.
*Meia-entrada: Para estudantes mediante
apresentação de carteirinha ou comprovante de matrícula válido para o
ano vigente; para maiores de 60 anos; professores e funcionários da USP
mediante apresentação de carteirinha ou hollerith; professores da rede
pública estadual e municipal mediante apresentação de hollerith ou
carteira funcional emitida pelas respectivas Secretarias de Educação.
Estacionamento
O estacionamento Mariauto, no número
176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante
apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.
Acompanhe também os Encontros Transvestidos, organizados pela Cia. Livre, com curadoria de Lúcia Romano e Edgar Castro.
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