Pontos de Memória: RN é segundo estado a receber encontro regional



Aconteceu durante esta semana, nos dias 14 e 15, a primeira etapa do Encontro Regional do Programa Pontos de Memória no Rio Grande do Norte.
O encontro, realizado em Natal (RN), foi o segundo de uma série de dez programados para acontecer ao longo deste ano em todas as regiões do país – o primeiro aconteceu em Belém (PA) no mês de março.
Organizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os encontros promovem, com os parceiros locais, capacitações direcionadas a iniciativas de museologia social, pontos de memória e museus comunitários.
A proposta é aproximar grupos e entidades que dialoguem com a proposta do Programa Pontos de Memória: ampliar o direito à memória no país, atendendo a grupos sociais que desejem narrar e expor de forma autônoma suas próprias histórias, memórias e patrimônios.
Nesta edição, foi realizada oficina com o tema “Museu, Memória e Cidadania”. O processo de capacitação junto à rede potiguar terá continuidade nos próximos dias 22 e 23 com oficina sobre o tema “Inventário Participativo".
Ainda como parte da programação, será aberta no dia 24 a exposição itinerante “Memórias Plurais”, que aborda em imagens fotográficas e textos a experiência das redes de memória e museologia social brasileiras.
A etapa potiguar dos Encontros Regionais de Pontos de Memória teve como realizadores locais a Secretaria Estadual de Cultura, a Fundação José Augusto, a Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte e o Museu Nísia Floresta.
Calendário - Até dezembro, estão programados mais oito Encontros Regionais do Programa Pontos de Memória. Após o Pará e o Rio Grande do Norte, o encontro chega ao Ceará no mês de maio, Pernambuco em junho e Bahia entre os meses de julho e agosto.
Em setembro, outubro e novembro, respectivamente, serão realizados encontros em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul encerra a programação em dezembro. As datas, locais e parceiros locais serão divulgados em breve pelo Ibram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea