Jornalista holandesa visita BH e conhece de perto trabalhos premiados da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional



O Prêmio ODM visa reconhecer e premiar iniciativas de prefeituras ou organizações como ONGs, universidades, empresas, fundações e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que são desafios estabelecidos pela ONU em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e combater a Aids, por exemplo. Em 2009 a Prefeitura de Belo Horizonte foi premiada por meio do programa Sacolão ABasteCer, da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Smasan).

Com o objetivo de escrever uma série de matérias sobre os ODMs, a jornalista Marjolein Van der Water, da Holanda, correspondente na América Latina pelo jornal holandês Volkskrant, veio ao Brasil para escrever sobre o combate à fome e, como referência, conheceu os programas de Segurança Alimentar e Nutricional da capital. Segundo Marjolein, a matéria produzida terá foco em Belo Horizonte, pois os programas são reconhecidos mundialmente. “Belo Horizonte é uma cidade interessante, pois além de uma cidade pioneira dentro do Brasil, inclusive pioneira do programa federal Fome Zero, é também bastante reconhecida internacionalmente por suas políticas de segurança alimentar”, relata a jornalista.

Marjolein conheceu a Horta Escolar, o Sacolão ABasteCer, a Feira Modelo da Savassi, as Feiras Livres e Direto da Roça, o Restaurante Popular, o Cresans, onde funciona o Banco de Alimentos da PBH, e a Horta Comunitária Vila Pinho, no Barreiro, além de ter participado de uma reunião com o secretário municipal adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcelo Lana, e com técnicos da Smasan, para que pudesse se inteirar sobre o trabalho e funcionamento da secretaria. De acordo com Marcelo Lana, visitas como a da jornalista são benéficas para Belo Horizonte, pois trazem maior reconhecimento mundial para o trabalho que há bastante tempo vem sendo realizado pela capital no âmbito da segurança alimentar e do combate à fome.

A jornalista esteve na capital por dois dias e relatou estar bastante impressionada pelo programa de Hortas Escolares, no qual, durante visita à Escola Municipal Belo Horizonte, percebeu o interesse e o domínio das crianças no plantio e manutenção da horta da escola. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba mais sobre a retração glútea